Cinema: As Veias do Mundo

Amra é um menino comum de 11 anos que vive nas estepes da Mongólia. Sua rotina é simples, ele brinca, canta, estuda, cuida das ovelhas e cabras da família e sonha em participar de um show de talentos que vê na TV. Esse cotidiano tranquilo, no entanto, sai do planejado quando seu pai morre em um acidente de carro. Agora cabe a Amra, mesmo com a pouca idade, dar continuidade ao legado paterno e ser o “homem da casa”.

Partindo desse ponto, As Veias do Mundo traz o retrato delicado de uma infância interrompida, onde o jovem Amra precisa amadurecer muito rápido para lidar não só com suas novas obrigações, mas também com toda a carga emocional da perda.

Destaque na 44 Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o longa conduz com muita sensibilidade esse amadurecimento do protagonista, trazendo também um olhar crítico para uma questão real abordada ali. Amra precisa assumir a luta do pai, que enfrentava as empresas mineradoras que exploram a sua região, uma realidade pela qual muitos trabalhadores rurais da Mongólia passam atualmente.

A busca pelo ouro é uma ameaça diária no vilarejo de Amra, assim como para muitos no país. Ao lançar luz sobre esse tema urgente, a diretora Byambasuren Davaa nos traz uma reflexão importante, ao mesmo tempo que constrói uma história emocionante e muito inspiradora. Amra é um menino de muitos sonhos, e sua jornada para fazer com que se realizem é a sua maior homenagem ao pai.

Exibido no Festival de Berlim, com direção e roteiro de Byambasuren Davaa, As Veias do Mundo tem fotografia de Talal Khoury e montagem de Anne Jünemann. No elenco, Bat-Ireedui Batmunkh, Purevdorj Uranchimeg e Algirchamin Baatarsuren.

A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo terá edição majoritariamente digital esse ano. O evento vai até 04 de novembro e você pode assistir títulos como esse e muitos outros pelo site da Mostra (www.mostra.org), que irá direcionar para as plataformas parceiras. Além das exibições online, também ocorrerão sessões no Belas Artes Drive-in e no Cinesesc Drive-in (na unidade Sesc Parque Dom Pedro II).

Trailer com legendas em inglês (os títulos terão legendas em português na plataforma).

Escrito por Tati Lopatiuk

Tati Lopatiuk é redatora e escritora em São Paulo. Gosta de romances em seriados, filmes, livros e na vida. Suas séries favoritas são Girls, The Office e Breaking Bad. Pois é.

Seus livros estão na Amazon e seus textos estão no blog.

Deixe uma resposta