Cinema: Sibéria

Referência por seus projetos cinematográficos profundos em significado, Willem Dafoe se faz presente nessa 44ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo com mais um título que promete conquistar o coração de seus fãs.

Estamos falando de Sibéria, longa que traz o ator americano em uma trama onírica onde nada é o que parece ser. Nesta que é sua quinta colaboração com o diretor Abel Ferrara, Dafoe é Clint, um homem atormentado pelo passado, que decide se isolar em uma casa nas montanhas.

Completamente sozinho nesse ambiente inóspito, ele raramente interage com outras pessoas. No entanto, nem mesmo o isolamento garante a paz de Clint. Sozinho e atormentado, ele acaba embarcando em uma viagem interna por meio de sonhos, memórias e delírios.

Construído com muito silêncio e fotografia impactante, Siberia é um espiral vertiginoso do declínio da mente de um homem que não consegue se libertar de seu passado. O crescendo da angustia de Clint é quase palpável, e vamos acompanhando-o rapidamente perder a dimensão do que é real e do que não é, ao mesmo tempo em que também deixamos nossas certezas de lado para embarcar junto com o protagonista nessa jornada.

Mais do que um exercício de distinção entre loucura x realidade, o filme nos traz muito sobre perdão, autoconhecimento e a eterna cobrança do “e se…”. Com uma interpretação vigorosa e segura, Dafoe mais uma vez entrega uma peça de arte para poucos.

Um dos títulos de Perspectiva Internacional da Mostra, Sibéria, que foi exibido no Festival de Berlim, traz Abel Ferrara na direção e também no roteiro, este em parceria com Christ Zois. No elenco, Willem Dafoe, Dounia Sichov e Simon McBurney.

A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo terá edição majoritariamente digital esse ano. O evento inicia-se no dia 22 de outubro e você pode assistir títulos como esse e muitos outros pelo site da Mostra (www.mostra.org), que irá direcionar para as plataformas parceiras. Além das exibições online, também ocorrerão sessões no Belas Artes Drive-in e no Cinesesc Drive-in (na unidade Sesc Parque Dom Pedro II).

Trailer com legendas em português (os títulos terão legendas em português também na plataforma).

Escrito por Tati Lopatiuk

Tati Lopatiuk é redatora e escritora em São Paulo. Gosta de romances em seriados, filmes, livros e na vida. Suas séries favoritas são Gossip Girl e Breaking Bad. Pois é.

Seus livros estão na Amazon e seus textos estão no Medium.

Deixe uma resposta