Cinema: Entre Facas e Segredos

“Foi o Coronel Mostarda, na biblioteca, com o candelabro”

Eu não sei vocês, mas parte das minhas lembranças mais felizes está ligada ao jogo de tabuleiro Detetive. Algo esperado de alguém viciada em livros de mistérios, séries e filmes policiais. Nada mais Agatha Christie que um monte de suspeitos, um local de crime e um investigador perspicaz.

E é justamente isso que Entre Facas e Segredos (Knives Out), filme de Rian Johnson (também diretor de Star Wars: Os Últimos Jedi e Looper: Assassinos do Futuro) que chega aos cinemas nesta semana com distribuição Paris Filmes, reinventa.

Aqui entre nós, a graça está em lhes contar o mínimo possível sobre a produção, apenas o necessário para convencê-los a correr para o cinema mais próximo o quanto antes.

Harlan Thrombey (Christopher Plummer) é um autor de livros de mistério de sucesso que, logo após receber seus familiares para comemorar seu aniversário de 85 anos, se suicida em seu quarto.

Mas teria o velho senhor realmente se suicidado? Ainda mais depois de passar dias colocando assuntos em ordem com os filhos e netos que abusavam de sua boa vontade (e bom dinheiro)?

É isso que quer descobrir Benoit Blanc (Daniel Craig, sensacional), detetive particular renomado, contratado por não sabemos quem, que chega à casa em companhia do sargento Elliott (LaKeith Stanfield) e do detetive Wagner (Noah Segan)

Quem tinha motivos para desejá-lo morto? Hugh Ransom (Chris Evans), o neto favorito que brigou com o avô na mesma noite; Walt (Michael Shannon), o filho que administra a editora do pai (e depende dela para pagar as ocntas); Richard (Don Johnson), o genro descoberto traindo a esposa; ou (Joni), a nora viúva que é uma sub-celebridade da internet que vende produtos cosméticos duvidosos.

Restam ainda na casa, na mesma noite, a filha Linda (Jamie Lee Curtis, magistral), a enfermeira Marta (Ana de Armas, excelente), a mãe de Harlan, Wanetta (K. Callan) e a governanta da casa, Fran (Edi Patterson).

É com esse rico grupo de personagens (e esse elenco!), que Rian Johnson monta seu tabuleiro e nos envolve em sua história frenética. A medida que segredos são revelados, é um prazer real acompanhar diálogos enquanto torce contra ou a favor de determinado personagem e tenta descobrir o que Benoit Blanc já sabe.

Diálogos que são carregados de sátira e tornam esse um dos filmes mais divertidos deste ano. O cenário também é um tesouro (definitivamente recria um tabuleiro de Detetive ou, ainda, um dos cenários de Agatha Christie).

E não se engane: você pode ter certeza absoluta que já descobriu tudo que precisa nos primeiros trinta minutos, mas não sabe de nada.

Vale destacar que Entre Facas e Segredos conquistou a incrível marca de 98% de aprovação no Rotten Tomatoes e foi aclamado pela crítica em sua exibição no Festival de Toronto (TIFF).

Ficha Técnica

Direção: Rian Johnson

Elenco: Chris Evans, Ana De Armas, Christopher Plummer, Daniel Craig, Jamie Lee Curtis, Don Johnson, Michael Shannon, Toni Collette, LaKeith Stanfield, Katherine Langford e Jaeden Martell

Roteiro: Rian Johnson

Produção: Rian Johnson e Ram Bergman

Gênero: Suspense | Mistério

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

1 comentário

Deixe uma resposta