Cinema: A Odisseia dos Tontos

Uma comédia com toques de drama, uma história humana sobre vingança e a capacidade de cada um de ir além em nome de um objetivo maior. Tudo sem perder o otimismo e a habilidade de rir de si mesmo, claro. Assim é A Odisseia dos Tontos, lançamento argentino que conta uma história absolutamente provável — e divertida — onde os perdedores de ontem podem ser os heróis de amanhã.

511571788814261

Produção sincera, focada na mensagem moral, A Odisseia dos Tontos conta a história de um grupo de moradores de um pequeno povoado na Argentina, no começo dos anos 2000, que perde o dinheiro que havia conseguido reunir para montar uma cooperativa agrícola.

Essa perda, no entanto, não se trata de mera casualidade. Eles logo descobrem que essas economias que serviriam para realizar um sonho foram usurpadas em uma fraude cometida por um advogado e um banqueiro inescrupulosos.

Sabendo disso, o grupo se une para reaver o dinheiro, através de um plano mirabolante que vai testar cada um deles de diferentes formas.

Pela maneira tocante com que se desenvolve, A Odisseia dos Tontos surpreende por tomar ares improváveis de feel good movie ao mostrar que mesmo o mais furioso desejo de vingança pode vir embalado em pura ternura. Os “vingadores” da trama são pessoas simples, meio bobas e até burras, cujo corações são tão puros que se perdem em maneiras de fazer o certo sem quebrar nenhum código moral.

Assim, o filme cativa de maneira imediata, fazendo rir e causando empatia enquanto a trupe dá cabo em seu plano de vingança que envolve muito improviso, tentativa e erro.

Submissão da Argentina para concorrer como Melhor Filme Estrangeiro na edição de 2020 do Oscar, A Odisseia dos Tontos é um filme leve e divertido, perfeito para aliviar um pouco a cabeça em meio ao mundo tão conturbado em que vivemos. De brinde, ainda temos os Darín pai e filho atuando juntos, dando um banho de simpatia e talento.

Sem dúvida, um longa imperdível para se recobrar a fé na humanidade, nem que seja apenas durante o tempo de uma sessão de cinema.

A ODISSEIA DOS TONTOS
ARGENTINA – ESPANHA | 2019 | 116 minutos | Drama, Comédia
Título original: La Odisea de Los Giles
Direção: Sebastián Borensztein
Elenco:  Ricardo Darín, Luis Brandoni, Chino Darín
Roteiro:  Sebastián Borensztein, Eduardo Sacheri
Distribuição: Warner Bros. Pictures
Produção: K&S Films, Kenya Films e Mod

Com distribuição na Argentina e América Latina pela Warner, A Odisseia dos Tontos chega ao cinemas brasileiros no dia 31 de outubro.

Escrito por Tati Lopatiuk

Tati Lopatiuk é redatora e escritora em São Paulo. Gosta de romances em seriados, filmes, livros e na vida. Suas séries favoritas são Gossip Girl e Breaking Bad. Pois é.

Seus livros estão na Amazon e seus textos estão no Medium.

Deixe uma resposta