Cinema: Luta de Classes

Em tempos de polarização política, cada decisão conta no momento de demonstrar de que lado você está.

Pelo menos é nisso que Sofia (Leïla Bekhti) e Paul (Edouard Baer), casal que deixa Paris para viver no subúrbio em que ela, de descendência árabe, acredita.

Eles mudam para o subúrbio, seu filho, Corentin, estuda na escola pública, eles ajudam na horta comunitária, ele é baterista de uma banda punk e ela advogada (de um escritório tradicional do qual espera se tornar sócia).

O problema é que o mundo está longe de ser ideal e se “manter fiel a causa” se torna difícil quando os melhores amigos do menino deixam a escola – cuja conservação é duvidosa – e a dor de vê-lo solitário aperta no peito.

Além disso, eles deixam de ser os diferentes em Paris, por causa da ascendência de Sofia, para ser os diferentes no subúrbio por serem brancos e privilegiados.

Não se engane pelo trailer pastelão, Luta de Classes é a típica comédia francesa: sutil e reflexiva.

O filme tem direção de Michel Leclerc (que também escreveu o roteiro) e é um bom espelho de uma situação nada exclusiva da França: o preconceito que os membros da classe média de “mente aberta” encaram não somente de seus pares, mas daqueles de quem tentam se aproximar (e os consideram aproveitadores) e dos que tentam se diferenciar (com quem compartilham a cor da pele ou a renda financeira).

Ainda assim, o filme nunca se leva a sério demais, permitindo que a reflexão não seja dura demais ao espectador em deixar de iluminar as muitas contradições que a vida real apresenta para quem tenta fazer o certo.

Foi impossível não pensar na série The Good Place da Netflix, que em sua terceira temporada fala bastante da questão “o que é ser bom, afinal?”.

Luta de Classes chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, com distribuição A2 Filmes – em São Paulo a disponibilidade de salas podem atrasar em função da Mostra Internacional.

 

LUTA DE CLASSES
França | 2019 | 103 min. | Drama – Comédia

Título Original: Battle Of Classes | La Lutte des Classes
Direção: Michel Leclerc
Roteiro: Michel Leclerc, Baya Kasmi
Elenco: Leïla Bekhti, Edouard Baer, Ramzy Bedia
Distribuição: A2 Filmes

Sinopse: Como todos sabem, as crianças não fazem diferença entre classes sociais, cor da pele ou religiões. Mas então por que Corentin, o filho de Paul e Sofia, tem apenas amigos que se assemelham a ele? E quando todos os seus amigos se mudam para uma escola particular parisiense, seus pais se assustam. Agora, Corentin é o único em sua classe… Mas o único que?

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta