Cinema: Espírito Jovem

Aguardado com ansiedade e aclamado antes mesmo da estreia, Espírito Jovem finalmente chega aos cinemas brasileiros nessa quinta (20). E a boa notícia é que ele não só cumpre as expectativas, mas vai além. É um filme que emociona e cativa, digno de ser colocado nas listas dos mais bonitos do ano.

Trazendo Elle Fanning como Violet, uma jovem que sonha em sair da pequena cidade onde vive para seguir sua paixão pela música, o longa tem os mesmos produtores de La La Land, e conta uma história com ares de fábula, modernizada por uma trilha sonora pop e adoçada pela melancolia que embala toda a interpretação de Fanning. 

Elle Fanning, aliás… Como eu posso começar a explicar Elle Fanning? Já conhecemos a garota de outros filmes, sempre com aquele jeitinho meio tímido e até blasé. Em Espírito Jovem, ela vai por esse caminho, mas sobe muitos níveis sua interpretação. 

Ao entrar para o concurso Teen Spirit – uma espécie de The Voice deles -, Violet entra em um espiral de novas descobertas, novas experiências. Ela precisa vencer o concurso, é a sua chance de abandonar a vida miserável no interior, é a sua oportunidade única de mostrar seu talento no que mais ama: a música. Nessa jornada, a garota vai descobrindo mais de si mesma, tomando conta de sua vida de maneira visceral, apaixonada e autêntica. É o mesmo que podemos dizer da interpretação de Fanning, inclusive. A atriz nos deixa arrepiados com sua entrega a cada canção interpretada, em cada silêncio repleto de significados de sua personagem tão humana e tão profundamente devotada ao seu propósito.

Completando a interpretação peak de Elle Fanning, o filme tem um setlist impecável com pérolas do indie pop (Robyn! Tegan & Sara! Ellie Goulding! No Doubt!!!) e uma fotografia irresistivelmente moderninha, que lembra outro filme lindo de Fanning, Neon Demon.

Predestinado a ser um clássico jovem, Espírito Jovem, foi destaque da última edição do SXSW e do festival de cinema de Toronto. Além disso, o longa marca a estreia do ator Max Minghella (o Nick da série The Handmaid’s Tale), outro talento mostrando que ainda tem muito a nos surpreender. 

ESPÍRITO JOVEM
EUA | 2018 | 92 minutos | Drama, Musical
Título original: Teen Spirit
Direção: Max Minghella
Elenco:  Elle Fanning, Zlatko Buric, Rebecca Hal
Roteiro: Max Minghella
Distribuição: Diamond Films
Produção Executiva: Max Minghella, Pete Shilaimon, Adrian Politowski
Produção: Fred Berger

Com distribuição Diamond Films, Espírito Jovem estreia nos cinemas brasileiros no dia 20 de junho.

Escrito por Tati Lopatiuk

Tati Lopatiuk é redatora e escritora em São Paulo. Gosta de romances em seriados, filmes, livros e na vida. Suas séries favoritas são Girls, The Office e Breaking Bad. Pois é.

Seus livros estão na Amazon e seus textos estão no blog.

Deixe uma resposta