Um dos grandes pilares do gênero de suspense/terror é alertar sobre os perigos de se relacionar com idosos. Na narrativa cinematográfica, pessoas de mais idade podem ser bem ameaçadoras e cruéis. Vimos isso em clássicos como Psicose, em títulos pop como Don’t Breath e até nas fitas mais indies como O Último Capítulo, apenas para citar alguns exemplos. Vindo nessa seara, temos o novo Obsessão, que representa com propriedade essa subcategoria.

Conforme vão ficando amigas, a garota vai descobrindo um lado sombrio da personalidade da idosa, entrando em um labirinto do qual pode ser tarde demais para tentar sair.
Infelizmente, porém, não será esse o título a mudar o cenário dos filmes de suspense geriátrico. Embora recheado de cenas de deixar a respiração em suspenso, o filme não traz nada de novo para quem é fã do gênero (e do subgênero) ao qual se aplica. Ao fazer uso religioso da fórmula clássica da amizade que se torna doentia, Obsessão até traz alguns sustos (jamais farei biscoitos caseiros ao lado de quem não confio), mas seu começo promissor fica comprometido ao entregar o um roteiro absolutamente previsível no decorrer dos seus 97 minutos de trama.
Huppert, como é de seu feitio, dá tudo de si em sua interpretação – e quem sabe não devesse ter se entregado tanto, já que em alguns momentos sua personagem beira o caricato ao tentar se tornar crível como vilã.
Resumindo? Vá assistir sem tantas expectativas e pode se divertir. E, na dúvida, muito cuidado ao interagir com idosos por aí.
Direção: Neil Jordan
Elenco: Chloë Grace Moretz, Isabelle Huppert, Maika Monroe e Stephen Rea
Roteiro: Ray Wright e Neil Jordan
Produção Executiva: Mei Han, Peter Luo e Brian Kornreich
Produção: Lawrence Bender, Sidney Kimmel e John Penotti
Com distribuição da Galeria Distribuidora, Obsessão estreia nos cinemas brasileiros no dia 13 de junho nas versões dublada e legendada.