Oscars 2019 – Meus palpites

Chegou aquela noite do ano pela qual todo fã de cinema anseia. E na qual depois dorme em frente a TV porque a cerimônia é chata demais ou amanhã dorme na frente do computador porque de algum modo mágico conseguiu ficar acordado até uma da manhã para ver anunciado o grande vencedor da noite na categoria de melhor filme do ano.

A cerimônia dessa noite quem sabe nos surpreenda em algum ponto: não terá um apresentador único, algo que não acontece há 30 anos, mas várias celebridades apresentando os prêmios de cada categoria – o apresentador seria Kevin Hart, ator e comediante que foi atacado brutalmente na internet depois que seu nome foi divulgado e alguns perfis no twitter começaram a divulgar tuítes antigos em que ele teria se mostrado homofóbico; Kevin se desculpou várias vezes pelo que tinha dito, demonstrou que na verdade já havia se desculpado por isso no passado e o quanto tem lutado para ser uma pessoa melhor desde então, inclusive em em um dos programas da Ellen, que cheguei a divulgar em meu Facebook, mas disse que não se sentiria bem apresentando a cerimônia porque provavelmente tudo giraria mais em torno dessa polêmica do que do “show” em si. Achei uma pena, mas concordo com o que ele disse (e acho que devemos sempre lembrar que as pessoas podem mudar, amadurecer e melhorar ao longo dos anos antes de tacar pedras).

Se ninguém sabe ao certo o que acontecerá na cerimônia, sei que muitos cultivam a esperança que os vencedores também surpreendam, afinal temos pela primeira vez um filme de super herói indicado na categoria principal, e que ela consiga se renovar. Uma missão difícil, mas necessária considerando que cada vez menos pessoas acompanham a premiação e que boa parte delas também deixou de ir ao cinemas, assistindo aos filmes quando estes chegam aos serviços de streaming.

E já que falei de serviços de streaming: a Netflix conseguiu o que sonhava e tem um indicado forte na categoria principal: Roma, de Alfonso Cuarón. O filme foi inteiramente feito em preto e branco, conta com uma atriz principal iniciante indicada em sua categoria, também está indicado a melhor filme estrangeiro e em mais 7 indicações.

O outro filme com 10 indicações é A Favorita produção britânica que colecionou estatuetas na cerimônia do BAFTA deste ano.

Pantera Negra, cuja indicação a categoria principal foi muito comemorada, tem mais chances em categorias técnicas e provavelmente levará uma estatueta por sua trilha sonora original. Ele teria chances em direção de arte, mas neste caso deve perder para A Favorita, já que tem muito trabalho em computação gráfica enquanto o segundo traz uma reconstituição de época impecável.

Eu, como sempre, começo a cerimônia torcendo por um filme que pouco deve levar: Infiltrado na Klan. Esta foi, para mim, uma das melhores produções do ano e garantiu 6 indicações, mas provavelmente só deva conseguir uma vitória em Melhor Roteiro Adaptado. A não ser que a academia me surpreenda e dê a estatueta de melhor diretor para Spike Lee (não só por este filme, mas uma compensação pelos que ele não ganhou antes e a gente sabe que a academia vira e mexe faz isso). Spike conseguiu o prêmio nos Globos de Ouro e poderia roubar esta de Cuarón caso os votantes entendam que a estatueta de melhor filme para Roma seja reconhecimento o bastante.

E se já começo torcendo por um filme que tem pouca chance o que dizer da minha frustração pela falta de indicações para Um Lugar Silencioso por seu roteiro e montagem, e para Steve Carrell por Querido Menino (que só chegou aos nossos cinemas nesta semana, mas é de 2018).

E, mantendo a tradição, listo abaixo indicados, quem eu aposto que ganhará e quem eu gostaria que ganhasse. Você já tem sua lista de favoritos e apostas também?

Melhor Filme
Indicados: Bohemian Rhapsody, Infiltrado na Klan, A favorita, Pantera Negra, Green Book, Roma, Nasce uma estrela, Vice

Deve ganhar: Roma
Gostaria que ganhasse: Infiltrado na Klan – ou, minha ordem de favoritos: Infiltrado na Klan, Green Book, Vice, A Favorita, Pantera Negra, Bohemian Rhapsody, Nasce Uma Estrela (que não devia estar nessa lista, na boa)

Diretor
Indicados:  Spike Lee (Infiltrado na Klan), Yorgos Lanthimos (A Favorita), Alfonso Cuarón (Roma), Adam McKay (Vice), Pawel Pawlikowski (Guerra Fria)

Deve ganhar: Alfonso Cuarón
Gostaria que ganhasse: Spike Lee

Atriz
Indicadas:  Lady Gaga (Nasce Uma Estrela), Glenn Close (A Esposa), Yalitza Aparicio (Roma), Olivia Colman (A Favorita), Melissa McCarthy (Poderia Me Perdoar?)

Deve ganhar: Glenn Close
Gostaria que ganhasse: Olivia Colman (ainda que eu ache que a atriz principal de A Favorita é Emma Stone)

Atriz coadjuvante
Indicadas:  Amy Adams (Vice), Regina King (Se a rua Beale falasse), Emma Stone (A Favorita), Rachel Weisz (A Favorita), Marina de Tavira (Roma)

Deve ganhar: Regina King
Gostaria que ganhasse: Amy Adams (esse Oscar que nunca vem, gente?)

Ator
Indicados: Christian Bale (Vice), Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela), Willem Dafoe (No Portal da Eternidade), Rami Malek (Bohemian Rhapsody), Viggo Mortensen (Green Book)

Deve ganhar: Rami Malek ou Christian Bale (o estúdio fez muita campanha para o primeiro e isso conta)
Gostaria que ganhasse: Christian Bale ou Viggo Mortensen

Ator coadjuvante
Indicados:  Adam Driver (Infiltrado na Klan), Mahershala Ali (Green Book), Richard E. Grant (Você pode me perdoar?), Sam Elliott (Nasce uma estrela), Sam Rockwell (Vice)

Deve ganhar: Mahershala Ali
Gostaria que ganhasse: Mahershala Ali ou Adam Driver <3

Roteiro original
Indicados: A Favorita, No coração da escuridão, Green Book, Roma, Vice
Deve ganhar: Green Book
Gostaria que ganhasse: Green Book

Roteiro adaptado
Indicados: Infiltrado na Klan, A balada de Buster Scruggs, Poderia me perdoar?, Se a rua Beale falasse,  Nasce Uma Estrela

Deve ganhar: Infiltrado na Klan
Gostaria que ganhasse: Infiltrado na Klan

Trilha sonora original
Indicados: Pantera Negra, Se a rua Beale falasse, O Retorno de Mary Poppins, Infiltrado na Klan, Ilha dos Cachorros

Deve ganhar: Pantera Negra
Gostaria que ganhasse: Infiltrado na Klan

Edição
Indicados: Infiltrado na Klan, Bohemian Rhapsody, A favorita, Green Book, Vice

Deve ganhar: Vice
Gostaria que ganhasse: Vice

Fotografia
Indicados: Guerra Fria, A Favorita, Never Lookk Away, Roma, Nasce Uma Estrela

Deve ganhar: Roma
Gostaria que ganhasse: Guerra fria

Filme de língua estrangeira
Indicados: Cafarnaum, Guerra Fria, Never Look Away, Roma, Assunto de Família

Deve ganhar: Roma
Gostaria que ganhasse: Não vi todos os indicados da categoria para opinar, mas que será estranho de Roma levar os dois, será.

Melhor animação
Indicados: Os Incríveis 2, Ilha dos Cachorros, Mirai, WiFi Ralph, Homem-Aranha no Aranhaverso

Deve ganhar: Homem-Aranha no Aranhaverso
Gostaria que ganhasse: Homem-Aranha no Aranhaverso (por mim levava até de melhor filme)

Canção original
Indicados: All The Stars (Pantera Negra), I’ll Fight (RBG), The Place Where Lost Things Go (O retorno de Mary Poppins), Shallow (Nasce Uma Estrela), When Cowboy Trades His Spurs for Wings (A balada de Buster Scruggs)

Deve ganhar: Shallow
Gostaria que ganhasse: All The Stars

Figurino
Indicados: A balada de Buster Scruggs, Pantera Negra, A Favorita, O retorno de Mary Poppins, Duas rainhas

Deve ganhar: A Favorita
Gostaria que ganhasse: A Favorita

Curta de animação
Indicados: Animal Behavior, Bao, Late Afternoon, One Small Step, Weekends

Deve ganhar: Bao
Gostaria que ganhasse: Bao

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *