Cinema: O Peso do Passado

Que Nicole Kidman é uma excelente atriz todos nós sabemos. No entanto, levou anos para que a atriz e produtora australiana pudesse ser levada à sério por seu talento, para além da sua beleza.

Disso, O Peso do Passado parece vir para consolidar de vez, para quem ainda tinha dúvidas, o poder de interpretação de Kidman. O filme, da diretora Karyn Kusama (“O Convite”), traz Nicole Kidman  transformada, vivendo uma anti-heroína durona e deixando de lado a vaidade. Envelhecida, com uma postura corporal de alguém exausta e cara de poucos amigos, ela está quase irreconhecível e choca já nas primeiras cenas da película.

Em clima de thriller policial daqueles que eram febre nos anos 80 e 90, a trama traz a história de Erin Bell (Kidman), uma detetive que no passado se infiltrou, como agente disfarçada, no submundo do crime. Na missão, ela se uniu a membros de uma gangue, numa tarefa que terminou de maneira desastrosa, deixando marcas em sua vida.

Anos depois, ela volta a se envolver com essas pessoas, numa busca obsessiva pelo líder da gangue. Assombrada por suas memórias, Erin deve lidar com sua própria culpa enquanto busca fazer justiça com as próprias mãos.

E por aí você já percebe que a trama é muito parecida com a daqueles filmes policiais, onde um oficial afastado busca resolver por conta própria um caso que lhe afeta pessoalmente. O Peso do Passado segue essa linha já conhecida, mas não se limita a ela, reservando algumas surpresas em sua trama.

Para começar, temos uma mulher como protagonista, o que é, se não raro, bem pouco usual em filmes de qualidade desse gênero. Além disso, a narrativa não-linear acaba por guardar alguns segredos que garantem um frescor inesperado para a trama.

E, é claro, temos a interpretação de Kidman, que já está sendo incensada como possível ganhadora do Oscar de Melhor Atriz para esse ano, mesmo sem nem termos ainda a lista oficial de indicações. Por seu trabalho em O Peso do Passado, Nicole foi indicada ao Globo de Ouro, perdendo para Glene Close, por “The Wife”. Era uma batalha difícil, sabemos. No entanto, Nicole está se mostrando mais e mais preparada.

E O Peso do Passado está aí para provar. Uma entrega absoluta da atriz, em uma atuação poderosa, que certamente poderá ser visto no futuro como um marco em sua carreira.

O Peso do Passado, participou dos festivais de Londres e Toronto deste ano, e tem ainda no elenco Toby Kebbell, Sebastian Stan, Tatiana Maslany e Bradley Whitford. Com produção Automatik Entertainment e distribuição da Diamond Films, o filme chega aos cinemas brasileiros no dia 17 de janeiro de 2019.

Escrito por Tati Lopatiuk

Tati Lopatiuk é redatora e escritora em São Paulo. Gosta de romances em seriados, filmes, livros e na vida. Suas séries favoritas são Gossip Girl e Breaking Bad. Pois é.

Seus livros estão na Amazon e seus textos estão no Medium.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *