Entre os dias 3 e 12 de agosto acontece a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
E a assinatura escolhida para esta edição é “Venha fazer esse download de conhecimento”, com uma campanha que traz elementos que humanizam o livro, utilizando pessoas reais nas peças de comunicação e enfatizando a importância do diálogo e da abertura de perspectivas.
A edição ocupará a totalidade do espaço do Anhembi (75 mil m2), onde será novamente realizada, receberá selos editoriais de todos os gêneros, mantendo o preço do ingresso da última edição – sem reajustes – e cresce em programação cultural: serão 1.500 horas de atividades (200 a mais que a edição anterior) e 14 espaços oficiais do evento com atividades relacionadas ao universo literário.
“Tivemos o cuidado de trazer uma programação capaz de atingir todos os públicos – das crianças aos adultos – buscando temas atuais, além de melhorar a infraestrutura para melhor conforto e circulação dos visitantes. Este ano, a Bienal do Livro está ainda mais multicultural, une entretenimento, conhecimento, inovação e, claro, muita literatura”, afirma Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Durante os 10 dias de Bienal do Livro, os visitantes poderão ter contato com autores, em encontros e palestras exclusivas. Na programação já estão confirmados importantes autores da cena literária do Brasil e do exterior. Entre os nomes internacionais estão: A. J. Finn, de A Mulher na Janela, que em breve ganha as telas do cinema pela Fox Filmes; Victoria Aveyard, autora da série A Rainha Vermelha; Soman Chainani, autor da série A escola do bem e do mal; Yoav Blum, autor de Os criadores de coincidências e Lauren Blakely (05/08), autora Mister O.
Já entre os brasileiros estão confirmados: Maurício de Sousa, Mario Sergio Cortella, Luiz Felipe Pondé, Fernanda Montenegro, Ziraldo, Carolina Ferraz, Thiago Castanho, Helena Rizzo, Pam Gonçalves, Carol Christo, Babi Dewet, a turma do Casseta & Planeta, Antonio Prata, Miriam Leitão, Julián Fuks, Maria Rita Kehl e Luiz Ruffato.
O público também poderá contar com a experiência de receber autógrafos dos best-sellers que se apresentarão na Arena Cultural BIC®. A partir de 10 de julho, começarão a ser distribuídas as senhas online para as retiradas de autógrafo da Arena. Já para os três Espaços de Autógrafos Suzano que receberão outros autores nacionais, as senhas serão distribuídas pelas editoras de cada autor, em seus próprios estandes.
Uma das mais importantes feiras literárias do mundo, a Bienal do Livro criou sua história não só na área de entretenimento, mas no campo dos negócios. Por isso, o evento abrigará três importantes iniciativas para profissionais do setor: a 1a Jornada Profissional (rodada de negócios com players nacionais e internacionais); o Interlivros (fórum de discussões sobre o mercado editorial) e o Papo de Negócios, dedicado a reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro como tendências e futuro do setor.
Com o intuito de fomentar o segmento editorial brasileiro também fora do país e expandir o acesso dos brasileiros à rica literatura árabe, esta edição traz como convidado de honra Sharjah, um grande polo de educação e cultura dos Emirados Árabes Unidos, eleita pela UNESCO a capital mundial do livro 2019. Sharjah também abriga a Sharjah Publishing City, a primeira zona livre do mercado de publicação e impressão mundial. “Nossa participação na Bienal será uma grande oportunidade de fortalecer ainda mais nossos laços com o Brasil. Sharjah e Brasil já compartilham vários objetivos, atributos e conquistas e esse evento nos permitirá expandir essa troca de conhecimento e cultura”, afirma Ahmed Al Ameri, Chairman da Sharjah Book Authority (SBA).·.
Outras novidades deste ano são a visitação universitária e a ampliação do dia do Cosplay. Nos dias 7 e 9 de agosto (um dia a mais que na edição de 2016) acontece o dia do Cosplay: quem for vestido a caráter não paga ingresso para o evento. Assim como a visitação escolar, a de universitários pretende conquistar mais leitores.
Espaços Culturais
Com uma programação capaz de atingir das crianças aos adultos e com temas contemporâneos e que abarcam a diversidade em todos os aspectos, a Bienal do Livro marca 2018 com um espaço inédito voltado para debates de educação e inovação, Espaço do Saber Microsoft. Os debates e atividades deste espaço conectam-se com o impacto da inovação na Educação e suas tendências, mostrando sua relação com a literatura – temas bastante presentes e importantes na sociedade atual. Traz também espaços que destacam a literatura regional com discussões sobre patrimônio cultural (Espaço Cordel e Repente), atividades voltadas para o público infantil, juvenil, para os amantes da gastronomia, entre outros. A programação completa do evento pode ser acessada pelo link.
São eles:
Arena Cultural BIC®
Receberá best-sellers, nacionais e internacionais, como: A. J. Finn; Victoria Aveyard; Soman Chainani; Yoav Blum; Tessa Dare; Lauren Blakely; Charlie Donlea; David Levithan; Marissa Meyer; Fernanda Montenegro; Maurício de Sousa; Mario Sergio Cortella; Luiz Felipe Pondé; Pam Gonçalves; Carol Christo; Babi Dewet; Monja Coen; Bela Gil; Marcos Piangers; Walcyr Carrasco; Adriana Falcão; Padre Elvis; Ziraldo; Nathalia Arcuri; Rafael Cortez; Daiana Garbin; Julia Faria; e turma do Casseta & Planeta.
Este ano, a Arena Cultural BIC® também traz uma grande novidade: o Encontro de fãs. Realizados no período noturno, sempre às 20h, esses encontros reunirão leitores fãs de gêneros literários como fanfic, wattpad e romances de época. Em alguns encontros, como no caso da fanfic e wattpad escritores brasileiros do segmento debatem com os leitores suas produções, em outras mesas, por exemplo, serão discutidas as obras de grandes autores como J. R. Tolkien ou a emblemática saga de J. K Rolling.
Arena de Autógrafos
Receberá os autores que se apresentarão na Arena Cultural para sessões de autógrafos com os fãs.
Espaço do Saber Microsoft
Novidade nesta edição, o espaço, inédito trará uma programação voltada para educadores, com foco no impacto da inovação na aprendizagem, relacionando questões importantes sobre a conexão entre literatura, tecnologia e educação. Entre os temas em destaque no Espaço Saber estão: acessibilidade e inclusão na sala de aula, desenvolvimento da formação leitora, aspectos sobre educação ambiental e sustentabilidade. Serão apresentados também alguns casos nacionais de sucesso, que utilizaram as soluções da Microsoft para melhorar e acelerar os processos educacionais e tendências para o setor.
Cozinhando com Palavras
Espaço com debates, aula-show e bate-papos dedicados à reflexão sobre a relação da gastronomia com diversos aspectos culturais, entre eles, a literatura. Importantes temas sobre diversidade, questões sociais e de patrimônio cultural estarão em destaque nesta quinta edição do Cozinhando com Palavras. Pela primeira vez, o ambiente recebe o chef colombiano Juan Manuel Barriento, do estrelado El Cielo, que tem um trabalho intenso de capacitação de ex-guerrilheiros e refugiados. Outros nomes que marcam presença no espaço: Morena Leite, Gabriela Kapim, Thiago Castanho, Tereza Paim, Ivan Achcar, Breno Lerner, Janaina Rueda, Olivier Anquier, Rodrigo Oliveira e até o apresentador Zeca Carmago.
Salão de Ideias
Com curadoria CBL e Sesc São Paulo, contemplará discussões atuais e de amplo interesse, estabelecendo relações entre as questões sociais e as artes, como a literatura, a música e o cinema. Mesas sobre os temas: Fakenews, lideranças negras, o protagonismo da mulher negra, abolição da escravatura, feminismo e outras importantes discussões atuais. Debates sobre gêneros literários também serão destaque no Salão como crônicas (com Miriam Leitão e Antônio Prata), Poesia (Ryane Leão e Alice Sant’ Anna, Romance Policial (Raphael Montes e Vitor Bonini), entre outros.
BiblioSesc (Praça da Palavra e Praça de Histórias)
Duas praças, com caminhões biblioteca e atividades para o público, apresentarão desde saraus, contação de histórias e slams até espetáculos de música e literatura. Nomes como Elisa Lucinda, Eva Furnari, Xico Sá, Sergio Vaz, entre outros, estarão presentes na programação.
Auditório Edições Sesc São Paulo
Espaço para encontros criados a partir dos livros das Edições Sesc e dos temas presentes na programação da instituição. Serão oferecidas mesas sobre cinema, música, filosofia, história, arquitetura, meio ambiente, antropologia, entre outras, além de temas importantes da atualidade.
Espaço Infantil – Tenda das Mil Fábulas Correios
O nome foi escolhido em homenagem ao nosso convidado de honra, Sharjah, nos Emirados Árabes, e faz referência a uma obra bastante representativa na cultura árabe: o Livro das Mil Fábulas, conhecido no ocidente como o Livro das Mil e Uma Noites. O espaço traz atividades para as crianças, nas quais estão presentes fábulas, lendas, histórias, contos e mitos, com destaque para a diversidade cultural brasileira e a diversidade humana. Entre os autores confirmados na Tenda estão: Ana Maria Machado, Lázaro Ramos, Ziraldo, Mauricio de Sousa, Daniel Munduruku, Cristino Wapixana e Yaguarê Yamã.
Espaço Cordel e Repente
Contará com cordelistas e repentistas de 8 estados do Nordeste, além de poetas radicados em São Paulo Rio de Janeiro e Brasília. Além de oficinas, debates e encontros com autores. Entre os nomes que participam de atividades neste local estão: Moraes Moreira, Socorro Lira, Maciel Melo e Bráulio Tavares.
Espaços de Autógrafos Suzano
Três espaços receberão autores convidados pelas editoras e expositores da Bienal do Livro.
Espaço Papo de Mercado
Espaço dedicado a reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro. Serão debatidos temas como: autopublicação, livros brasileiros no mundo, feiras literárias, negociação de direitos autorais com países árabes, tendências de mercado e a importância da exportação para o mercado hoje.