The Last Kingdom (O Último Reino) #2.06 a #2×08 (2×06 a 2×08)

Do céu ao inferno. Se é que podemos dizer que Uthred algum dia esteve realmente fora do inferno desde que deixou de ser escravo no barco e se tornou marionete de Alfredo. Ele salva sua irmão, ele brilha ao lado e Ragnar, ele inspira a confiança dos guerreiros, ele deixa as mulheres loucas, mas não consegue o seu lugar.

Em parte porque, ainda que tenha amadurecido muito, ele não tem maturidade política, mais que isso, ele não é capaz de fingir em alguns momentos em que isso cairia bem e não poderia ser considerado trair seus princípios (como quando despreza a religião de Alfredo, ainda que eu entenda o desprezo).

Em parte porque, ainda que seja um excelente político, o apego de Alfredo com a religião é de deixar qualquer um louco e sem a miníma vontade de fingir que compreende.

Para piorar a situação de nosso guerreiro, agora ele tem de lidar não somente com a “visão curta de Alfredo”, mas também com o insuportável, odiável, ordinário, genro deste, Aethelred. Um fraco, criado rodeado por bajuladores (e carregando o mais bajulador deles para onde vai), e ignorante, ele se revela um marido abusivo e um péssimo estrategista. O que nem ao menos nos surpreende.

Assim como não surpreende o fato de Alfredo não enxergar isso tudo, afinal ele mesmo teme Uhtred, como admitiu para sua esposa. Ainda que o danês/saxão tenha provado mais de uma vez que não é um traidor. Sua incapacidade de separar Deus e estado – problema até hoje não resolvido no mundo, na verdade – e o fato de Uhtred não ser um bajulador são considerados motivos para desconfiança.

Impossível não pensar na frase “esperamos dos outros aquilo que carregamos em nós mesmos”. Alfredo e Aethelred são ambiciosos como Uhtred, mas pouco sabem sobre lealdade. Pior, incapazes de enxergar um palmo a frente de seus narizes, não duvido que ainda atribuam à Uhtred o fracasso da invasão de Lunden.

P.S. Na numeração original da série, os eventos destes episódios concentram-se, principalmente, no episódio #2.07 (o início é o final do episódio #2.06).

P.S. do P.S. Beocca e Thyra: melhor casal!!!

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta