Quem me segue no Instagram viu na última quinta que eu não levo o mínimo jeito para piloto de avião: ao usar o simulador de voo X-Plane 11 eu quebrei a asa de meu Cessna em pleno ar fazendo uma curva rápido demais a noite.
O X-Plane 11 é a atualização do simulador de voo que é o mais completo de sua categoria – a NASA fez uso dele para treinar seus pilotos e ele também é utilizado por várias empresas de aviação comercial. O lançamento do jogo aqui no Brasil foi feito no Encounter Board Game, bar na região de Pinheiros que disponibiliza a seus frequentadores vários jogos de tabuleiro, com a presença de um piloto profissional que ajudou os aventureiros em suas missões no ar.
No Brasil a distribuição oficial da franquia de simuladores fica a cargo da Boxware.
A edição 11, criada pela norte-americana Laminar Research, chega ao mercado com aprimoramentos que reafirmam o realismo e a precisão das simulações. Não à toa, a franquia X-Plane possui uma legião de fãs, entre pilotos amadores e profissionais a geeks, nerds e aficionados por aviação. E a edição 11 promete surpreender ainda mais quem curte a adrenalina dos jogos de simulação com o realismo de pilotar um avião de verdade em frente à tela do computador.
“O X-Plane é cultuado em todo o mundo porque consegue atender tanto os entusiastas quanto os profissionais”. diz Alexandre Sales, piloto profissional que iniciou sua formação aeronáutica em São Paulo aos 17 anos de idade e atualmente é formado como Piloto Privado, Piloto de Ultraleves e igualmente ministra instrução teórica. “Boa parte dos simuladores de helicópteros homologados pela ANAC, por exemplo, utilizam exclusivamente o software, que é o que melhor atende aos requisitos de fidelidade de voo requeridos para esse tipo treinamento de pilotos reais”.
O X-Plane 11 apresenta refinamentos de ponta a ponta, desde mais modelos de aeronaves, cenários e aeroportos mundiais em resolução 3D até conteúdos atualizados e as mais modernas tecnologias disponíveis em computação e processamento gráfico com uma profusão de efeitos dinâmicos e visuais.
“É muito mais que um upgrade”, diz João Domingues, CEO da Boxware. “O X-Plane 11 é uma verdadeira evolução em jogos de simulação imersiva em computadores. É fruto de muito trabalho e dedicação da Laminar Research, cujo fundador, o lendário Austin Meyer, cuida pessoalmente de todos os detalhes do produto. Ele está sempre antenado com o que a comunidade global X-Plane mais deseja e coloca tudo isso em prática, com sua equipe, a cada atualização do produto.”
Algumas características do novíssimo X-Plane 11 incluem:
• Nova interface intuitiva de usuário e configuração de controle
• Frota revisada com documentação pormenorizada, além de novas aeronaves que exploram detalhes mínímos, desde a engrenagem de câmbio até os rebites
• Exteriores de alta resolução e cockpits 3-D detalhados para cada modelo de aeronave
• Cabines preparadas para o IFR
• Novos cenários auto-gen globais com detalhamentos em territórios europeus e norte-americanos
• Novos e mais recentes cenários globais e estradas OpenStreetMap
• Mais de 3 mil aeroportos com edifícios tridimensionais, pontes telescópicas, hangares e paisagens , com pessoas r, veículos de serviço dinâmico circulando pelos locais, aeronaves estáticas, reboques pushback e caminhões de combustível
• Novo mecanismo de renderização para iluminação, sons e efeitos de água
• Efeitos climáticos e atmosféricos atualizados
• Desempenho aprimorado do moderno motor de 64 bits
• Seção Flight School, com tutoriais de voos e navegação que permitem treinar decolagens, aterrissagens er navegação ILS em vários tipos de aeronaves
O X-Plane 11 em Português roda em Windows e Mac e está disponível em DVD, com oito mídias, pelo valor de R$ 229,90, no varejo nacional. Pode ser encontrado em lojas especializadas em aviação, game stores, e-commerces e revendas que integram a rede de canais da Boxware. A pré-venda está sendo realizada pela rede Saraiva e loja Bianch Pilot Shop.
Na web, o X-Plane está no site da Boxware, no Facebook e no Instagram.