Festival do Rio 2017 traz filmes que abordam diferentes modalidades esportivas

Entre a extensa lista de filmes que compõe o Festival do Rio 2017, estão produções que têm o esporte como temática. Guerra dos Sexos, de Jonathan Dayton e Valerie Faris, conta a verdadeira história da partida de tênis entre Billie Jean King e Bobby Riggs, em 1973. Em A Última Chance, de Paulo Thiago, o ator Marco Pigossi interpreta Fábio Leão, o presidiário e campeão brasileiro de muay thai que vive uma história de constantes fracassos e glórias. O documentário Sua pele tão macia, de Denis Côte, mostra a rotina de bodybuilders que estão se preparando para uma competição, seguindo uma rotina regrada, treinos intensos e dietas rigorosas. Outros filmes que também falam sobre assunto são Borg vs McEnroe, Yoga arquitetura da paz e The Brawler.

A Guerra dos Sexos

A história real da partida de tênis entre Billie Jean King e Bobby Riggs, em 1973. Em sua vida profissional, King é campeã e uma feminista declarada. Mas na vida privada enfrenta desafios: seu casamento está por um fio e sua sexualidade no armário se torna uma distração. Indignada com o fato de a Liga Nacional de Tênis não permitir a paridade salarial entre homens e mulheres, ela aceita o desafio de 100 mil dólares proposto por Riggs, um antigo campeão que enfrenta problemas financeiros. Com Emma Stone e Steve Carell, dos diretores de Pequena Miss Sunshine. Toronto 2017.

A Última Chance

Baseado na vida do presidiário e campeão brasileiro de muay thai Fabio Leão. Nascido na Vila Kennedy, subúrbio do Rio de Janeiro, Fabio esteve desde os 14 anos envolvido com o tráfico e o banditismo. Na prisão, sua paixão desde adolescente pelo ringue o salvou e o encaminhou para o ensino do esporte aos colegas de cárcere. Tudo se mescla com sua história de amor por Luciana, companheira de uma vida inteira.

Sua pele tão macia

Jean-François, Ronald, Alexis, Cédric, Benoit e Maxim são gladiadores dos tempos modernos. Do homem forte ao bodybuilder de primeira classe, passando pelo veterano que se tornou um treinador, todos compartilham da mesma obsessão pela superação de suas limitações físicas. Eles estão se preparando para a próxima competição, trabalhando duro na academia e seguindo dietas rigorosas. Uma jornada divertida, poética e humana na vida regrada desses homens muitas vezes incompreendidos. Do diretor canadense Denis Coté, o mesmo de Vic+Flo viram um urso. Festival de Locarno 2017.

Borg vs McEnroe

Wimbledon, 1980. O verão mais chuvoso em décadas. O mundo está esperando para ver o número 1 dos jogadores de tênis do mundo, Björn Borg, conquistar seu quinto título em Wimbledon. Mas poucos sabem o drama dos bastidores: aos 24 anos, Borg está perto do fim, cansado, desgastado e atormentado pela ansiedade. Enquanto isso, seu rival John McEnroe, de 20 anos, está decidido a tomar o lugar no trono de Wimbledon de seu antigo herói. Uma história sobre dois homens que mudaram a cara do tênis e se tornaram lendas, e o preço que tiveram que pagar por isso. Com Shia LaBeouf. Toronto 2017.

Yoga arquitetura da paz

Baseado no livro homônimo do fotógrafo Michael O’Neill, este documentário conta a história dos dez anos em que o autor fotografou os grandes mestres da ioga. Criado como uma profunda extensão do livro original, o filme aborda questões muito humanas da nossa perspectiva atual, misturando-as com elementos de movimento e som experienciais, resultando em uma nova visão da arte da ioga.

The Brawler

Shravan é um boxeador de segunda categoria à espera de uma chance para deixar sua marca. Sua carreira é ameaçada quando ele acerta um gancho de direita em Bhagwan, seu chefe e principal promotor de boxe da região. Travando uma batalha que ultrapassa os limites do ringue, Bhagwan fará o possível para impedir o sucesso de Shravan, tanto na luta, quanto no seu amor por Sunaina. Mas ele não conta com o preparo emocional de Shravan, um especialista na arte de perder, que não desistirá de seu objetivo tão facilmente. De Anurag Kashyap (As gangues de Wasseypur, Psycho Raman). Toronto 2017.

Festival do Rio 2017  – De 05 a 15 de outubro

Acesse http://www.festivaldorio.com.br/

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta