Arnaldo Antunes narra Sobre Cães e Homens, nova série do Discovery

Companhias constantes dos humanos, os cães dividem 98,8% do DNA com os lobos. Nessa pequena diferença genética, estão as origens de características e comportamentos que transformaram predadores em “melhores amigos do homem”. A partir de quinta-feira, 17 de novembro, às 22h20, o Discovery estreia Sobre Cães e Homens (Dogs: The Untold Story), série em cinco episódios de uma hora que une ciência a histórias comoventes para decifrar como esses animais domesticados são capazes de desenvolver vínculos emocionais complexos com seus donos.

Na voz de Arnaldo Antunes, narrador dos episódios na versão brasileira, essa superprodução, que visita 24 países, compõe um panorama da evolução da espécie com a ajuda de tecnologia de ponta e os mais recentes estudos acadêmicos da medicina veterinária. As câmeras visitam laboratórios onde são desenvolvidos experimentos sobre comportamento canino e documenta histórias reais de amizade entre cães e pessoas em diferentes partes do mundo. O Brasil está entre os destinos da série, que vem em busca do emblemático lobo-guará, um dos canídeos – ou “parentes selvagens” – mais próximos aos cães domésticos.

LIFE OF DOGS

Sobre Cães e Homens procura explicações sobre como chegamos ao atual estado de colaboração, em contextos sociais e condições geográficas e climáticas tão diversas. O telespectador conhecerá o hotel de luxo para cães em Nova York e as butiques japonesas para bichos fashionistas, assim como a comunidade na República do Congo, onde homens e cães caçam juntos, além do vilarejo africano onde os cachorros alertam para a presença de serpentes.

As histórias reais alternam-se com descobertas vindas de grupos acadêmicos que se aprofundam nos estudos sobre os vínculos entre humanos e cães. Fontes como Emily Blackwell, especialista em comportamento canino da Universidade de Bristol, e Daniel Mills, da Universidade de Lincoln, mostram como a ciência atesta a capacidade canina de entender tanto a conduta de outros cachorros, quanto as expressões faciais e vocais humanas a partir de um complexo código de comunicação: cães são capazes de categorizar as emoções de outra espécie que não é geneticamente próxima a eles.

Há 33 mil anos, eles competiam conosco por alimento e território – quando esses primeiros ancestrais de humanos e cães decidiram unir forças durante a caçada, teve início uma rotina de colaboração que mudaria o curso evolutivo. Desde então, com o passar dos séculos, os cães atuam junto aos humanos para proteção, trabalhos diversos e companhia, colocando seus sentidos – visão atenta, audição e olfato apurados – a serviço de interações cada vez mais sofisticadas.

São mais de 400 raças adaptadas aos mais variados ambientes, temperaturas e estilos de vida – da imensidão gelada do Alasca que os huskies cruzam puxando trenós, ao deserto onde os velozes cães saluki se transformaram em companhia dos beduínos.

Sobre Cães e Homens é uma produção da Plimsoll Productions para a Discovery Networks International. Helen Hawken e Rob Holloway são os responsáveis por parte da Discovery. Grant Mansfield e Martha Holmes são os produtores executivos pela Plimsoll Productions.

A seguir, o que você vai encontrar nos cinco episódios:

Episódio 1

Estreia: quinta-feira, 17 de novembro, às 22h20

A estreia da série explora as relações modernas entre cães e humanos – descobrindo como esses animais evoluíram a partir de predadores selvagens para se tornarem animais de estimação queridos e, muitas vezes, extremamente mimados. Uma pesquisa científica inovadora comprova que os cachorros nos compreendem melhor do que poderíamos imaginar, e que as origens desse vínculo são químicas.

Episódio 2

Estreia: quinta-feira, 24 de novembro, às 22h20

250 milhões de cães em todo o mundo recebem amor no conforto de nossos lares. No entanto, para os seus “primos” selvagens, cada dia é uma batalha definitiva pela sobrevivência. Para compreender verdadeiramente o cão doméstico, é preciso conhecer suas origens. Este episódio mostra o que as 36 espécies da família canina selvagem podem nos ensinar sobre os nossos amigos caninos – uma dessas espécies selvagens é o lobo-guará.

Episódio 3

Estreia: quinta-feira, 1º de dezembro, às 22h20

Cães moldaram o mundo como nós o conhecemos. Caçando ao nosso lado, protegendo os nossos rebanhos e utilizando sua força e resistência, eles nos permitiram habitar os locais mais extremos da Terra. Na República do Congo, conheceremos os cães basenji – que vivem como seus antepassados de milhares de anos atrás. O cão saluki foi fundamental para a sobrevivência dos beduínos nômades da Península Arábica. No Ártico, uma matilha de huskies faz longas viagens atravessando a paisagem gelada.

Episódio 4

Estreia: quinta-feira, 8 de dezembro, às 22h20

Cães e humanos estão juntos há 33 mil anos. Desde então, esses animais trabalham conosco em uma série de tarefas. Os sentidos apurados, a docilidade, obediência e a capacidade de farejar, perseguir e derrubar a presa são atributos fundamentais para a parceria entre humanos e cachorros. Hoje, funcionários de quatro patas nos ajudam em trabalhos dos mais diversos, em qualquer tipo de clima ou terreno. Este episódio acompanha estes caninos incansáveis em uma variedade de postos de trabalho – desde a linha de frente da guerra aos corredores dos hospitais.

Episódio 5

Estreia: quinta-feira, 15 de dezembro, às 22h20

A série termina com histórias sobre os 850 milhões de cachorros errantes, um grupo que não é exatamente selvagem, tampouco domesticado: animais que vivem nas ruas e compõem o maior grupo de cachorros do planeta. Descobrir seus segredos de sobrevivência é vital para um entendimento completo da espécie. O episódio segue um grupo de cães selvagens órfãos na Tailândia e mostra como eles aprendem sobre o mundo. A vida para eles é difícil – apenas 4% dos cachorros de rua chegam à idade adulta. Na Bulgária, um estudo inovador tenta entender mais sobre esses animais que muitas vezes são esquecidos.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


    1. Infelizmente Bruno, quase morri para aguentar acordada esta sexta passada. Se fizerem o mesmo que fizeram com Harley Davidson, reprisarão depois de exibir todos os inéditos. (Harleu Davidson eu não aguentei acordada)

      Responder

Deixe uma resposta