Marvin Gerard é um daqueles episódios em que somos lembrados de que Raymond Reddignton na verdade é um dos mocinhos. Ele não julga, ele não usa a “moral” para definir quem deve ser salvo, de alguma maneira muito peculiar ele consegue enxergar o certo acima das aparências.
Vejam Marvin: quando ouvimos a equipe do FBI descreve-lo é fácil enxergar um homem que sequestraria o filho por egoísmo ou para irritar de vez a ex-esposa. Quando Red conta a história completa vemos outra coisa. Entendemos o que aconteceu totalmente. E não é que o pessoal do FBI seja formado de bandidos, o problema é que a vida é feita de histórias contadas e repassadas pela metade… Quando você consegue a metade.
E, vejam vocês, enquanto foge e se preocupa em conseguir que Liz fuja, Red consegue uma segunda chance para este homem que estava na prisão por causa de meias verdades e muita, MUITA, manipulação. Perceberam, né? Já adorando Marvin.
E, falando em fugas: como não amar Red? Eu demorei um tempinho para entender que ele havia armado a chegada do FBI e tudo o mais para que ele simplesmente pudesse sair calmamente pela porta de trás e embarcar com a Liz em um contêiner. São tantos os pequenos detalhes desta fuga que se eu saísse aqui falando do que mais gostei acabaria esquecendo alguma coisa.
Ressler ajudando Liz quase se matando no processo; Red chantageando o embaixador Russo; Marvin falando que contaria estar com a escuta, e Red destruindo cada uma delas; Aran sendo o melhor cara, ainda que sem cruzar a linha da legalidade; Red pedindo pedaços de torta para viagem; Red falando sobre as escolhas que fez; o carro esperando pelo Marvin… Falei que simplesmente eram coisas demais.
P.S. Red explicando ao paspalho como tratar uma mulher? Adorei. Liz socando aquele paspalho: sem preço.
P.S. do P.S. Aquele cara torturando o Dembe? Não sei quem é, mas eu já odiei de um tanto!
P.S. do P.S. do P.S. Fulcro parece que ainda vai render nesta temporada. Que, diga-se, está ótima.
Músicas do Episódio
Waltz Trio Session – Cinzia Gizzi & Gege Munari
Our House – Crosby, Stills, Nash & Young