Ajude o Roupa Livre a virar aplicativo

Você já parou para pensar nas milhares de roupas que vão para o lixo todos os anos? E o grande problema é que boa parte delas não está destruída, não foi deixada de lado porque suas cores se perderam ou seu tecido se desgastou, mas sim porque não eram mais usadas.

Você engordou ou emagreceu, você mudou de estilo, você exagerou na compra naquele inverno que nunca veio de verdade ou você é um consumista que não resiste ao lançamento de uma nova coleção?

Bem, os motivos são muitos, mas a gente precisa lembrar que o dinheiro gasto com o que compramos equivale a tempo. Tempo de nossa vida em que não estivemos de papo para ar, correndo no parque ou curtindo seu bichinho de estimação. Horas no escritório, nas escola, na fábrica, pouco importa, é esse o valor que aquela jaqueta encostada no fundo do teu armário tem.

Capturas de tela

O que fazer então?

A gente tem direito sim de ter nosso estilo e de enjoar de roupa – que não seja rápido demais – mas não precisa sair gastando de novo para substituir: troque.

Aqui na família a gente tem o costume de passar para frente, roupa minha vai pra prima, roupa da tia vem pra mim, roupa da da Carol vai para minha sobrinha, minhas primas passam roupas para a Carol.

Para quem não tem esse costume, é de família pequena, quer começar, o Roupa Livre é a iniciativa perfeita para começar – e para quem já faz tudo isso, um ótimo lugar para se conectar a mais gente que faz o mesmo.

O Roupa Livre é uma iniciativa que já tem reunido por aí gente disposta a olhar o consumo com outros olhos: são deles as oficinas de re-roupa, que tem ocorrido em algumas cidades, possibilitando que garotas que muitas vezes nunca deram um ponto com agulha, mudem uma roupa que não usem por causa de um detalhe de qualquer.

Quem acessar o site da iniciativa terá acesso às oficinas, livros, mapa com os lugares para trocar, consertar ou repaginar suas roupas, aonde doar o que não lhe interessa mais, onde fazer cursos para poder fazer ou ajustar suas próprias roupas.

E agora elas querem dar mais um passo e criar o aplicativo Roupa Livre.

Bom, o aplicativo Roupa Livre chegou para facilitar tudo isso: a ideia é que ele funcione como um “Tinder para pessoas com o mesmo estilo”. Enquanto o aplicativo de namoro coloca pessoas com afinidades juntas para formar novos casais, o Roupa Livre quer aproximar pessoas que tenha gostos, tamanhos, estilos parecidos e que morem perto umas das outras possibilitando as trocas.

Para sair do papel o aplicativo agora precisa de financiamento e o projeto está no Catarse e você pode ajudar. Corre lá e veja como.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta