Fringe: Worlds Apart (04×20)

Ué, mas cadê futuro? Cadê Etta? Cadê respostas? A gente deve, então, esquecer tudo que vimos no episódio passado e voltar a correr atrás de Jones, antes que este consiga realizar seu plano de unificar os dois mundos e esperar, calmamente, por 2015?

Não me entendam mal, Worlds Apart foi um ótimo episódio – bom mesmo – mas eu fiquei tão cheia de perguntas com aquele pedacinho de futuro que nos foi oferecido que eu estava esperando pelas respostas. Não é possível que ninguém tenha ficado na mesma que eu.

Só que, um lado meu, acha que eu só escrevi tudo que está aí em cima porque estou profundamente triste com a perspectiva de separação total entre os dois universos. Esta pode ser a única chance de salvá-los, mas nesta temporada – principalmente nos últimos episódios – eu comecei a me acostumar com a cooperação entre os dois lados, o fato de pessoal da equipe Fringe ter se tornado heróis e tudo o mais.

E se tem algo que eu lamento nesta linha temporal nova é que não tivemos o bastante deste novo Walternativo que não buscava vingança.

Tristeza que é amenizada pelas pontas de história amarradas: entendemos porque a busca pelas crianças do cortexiphan, que passam a ser usadas por Jones, na mesma medida de seu ódio por Walter e Bell por conta do que passaram na infância, para apressar o processo de colisão entre os dois mundos.

E destruir a máquina, aquela que vinha recuperando o mundo alternativo, é a única alternativa que resta, quando os esforços de Olivia, Bolivia, Lee e Peter falham. O que nos traz a uma das mais bonitas cenas de toda a série, com Walter e Walternativo sentados lado a lado e lamentando o destino.

E para Lee isso significa ouvir o que Peter lhe disse: “lar é aonde nosso coração está”. Nosso amigo então resolve ficar do lado de lá. O que nos leva de novo ao misto de tristeza e alegria deste episódio.

Observador: enquanto vemos os diversos jovens do cortexiphan se conectando ele é visto na Austrália, do outro lado do mundo (cantinho direito da tela).

P.S. Adorei o fato da pista principal para o que estava acontecendo ter vindo da versão alternativa de Nick.

P.S. do P.S. Várias pessoas prestaram atenção, no episódio passado, no fato de que as tecnologias dos dois mundos pareciam misturadas. Seria esse um sinal de que a destruição da máquina não teria sido suficiente para evitar o plano de Jones?

P.S. do P.S. do P.S. Arrepiante a cena de Nick conduzindo o agente no carro. Lembrei muito do episódio em que, na outra linda temporal, ele fazia com que várias pessoas se suicidassem.

P.S. do P.S. do P.S. do P.S. Adorei toda aquela história do arco-íris da BOlivia. Mesmo.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

4 Comentários


  1. Realmente, não dá para entender o que foi o ep 19 com o futuro. Principalmente que não havia certeza de que seria confirmada a 5º temporada. Ficaria um vazio pior ainda.

    Responder

Deixe uma resposta