O que tem no meu iPad: Procreate

Eu sou uma eterna apaixonada pelo desenho e sempre fiquei um pouco frustrada por não levar tanto jeito assim para conseguir criar imagens usando do mouse comum de computador, mas nem tão frustrada a ponto de gastar fortunas em dispositivos usados profissionalmente pelo pessoal que tornou a tecnologia meio para fazer arte.

Talvez tenha vindo daí a minha loucura quando vi um post sobre o Procreate, aplicativo para iPad que permite que você crie desenhos a partir de uma “folha” em branco ou de imagens ou fotos pré-existentes. Na verdade, este foi o primeiro post arquivado em meu GReader sobre aplicativos para iPad e foi baixado no mesmo dia em que comprei o dispositivo, por US$ 4,99.

Foi com ele que eu fiz esse desenho aí de cima, que iniciou meu ano aqui no blog, e vários outros que tenho guardado com carinho. Para isso, além do aplicativo, eu tenho usado uma caneta especial para iPad que um amigo me trouxe dos Estados Unidos. Recentemente, ainda, foi com ele que eu pude editar a imagem do banner do meu outro blog para poder utilizá-la em meu novo cartão pessoal.

Descrição do aplicativo na loja: Se você é um artista e não tem Procreate, você é louco. Se você não tem um iPad, Procreate é o motivo para ter um.

O aplicativo, como a maior parte dos disponíveis para a plataforma IOS, é muito simples de ser usado, contando com uma ilustração que demonstra os comandos possíveis, que incluem tipos diferentes de pincéis, controle da densidade dos traços, cores e sombras. Ele também permite que você faça seu desenho usando diferentes camadas, o que facilita o trabalho com perspectivas.

A precisão dos comandos é admirável e, além disso, você pode aumentar e diminuir seu campo de visão, fazendo com que possa tanto ter a visão do todo, como se limitar a um pedaço aonde queira trabalhar um detalhe mais elaborado.

Além disso, ele permite que você trabalhe em alta definição, caso queira imprimir a imagem, ou em definição simples, para arquivos mais leves.

Ainda tá faltando motivo? Pois o aplicativo está em promoção por tempo limitado na Apple Store por apenas US$ 0,99, uma pechincha para os apaixonados pela arte.

Mas, é claro, que o que a gente quer mesmo é fazer desenhos como esse aí debaixo, só falta comer muito arroz com feijão para tanto (feijão preto, tá? não como nenhum outo).

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta