Estréia: Histórias do Brasil

Apesar da entressafra as estréias continuam acontecendo para quem ainda segue o calendário nacional e, de vez em quando, vale dar uma olhada nos canais que a gente normalmente ignora, como a TV Brasil.

A estréia de hoje é a série Histórias do Brasil, uma parceria da Conspiração Filmes, Film Works, TV Brasil e Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) a produção tem dez episódios, que serão exibidos entre os dias 5 e 16 de setembro, sempre às 22h, na TV Brasil.

O formato foi desenvolvido pela Conspiração Filmes a partir de uma idéia original da produtora Catarina Poiares Baptista e reproduz momentos da história brasileira, mesclando ficção e documentário, para mostrar um Brasil desconhecido da maioria dos brasileiros. A direção é de Arthur Fontes, da Conspiração Filmes, e a pesquisa histórica é de responsabilidade da equipe da RHBN, sob coordenação de Luciano Figueiredo, editor da publicação. Renato Fagundes e Leandro Assis assinam os roteiros.

Cada docudrama tem 25 minutos, narrando fatos ocorridos desde o primeiro contato dos índios com europeus, passando pelo cotidiano dos escravos no engenho; a cobiça pelo ouro; a guerra pelo açúcar; a Guerra do Paraguai; o Estado Novo até a construção de Brasília. Os entrevistados são professores e historiadores que fazem parte ou foram indicados pelo Conselho Editorial da Revista de História da Biblioteca Nacional, como Alberto da Costa e Silva, Eduardo Viveiros de Castro, Mary Del Priore e Lilia Schwarcz. No elenco, estão atores consagrados, como Antônio Pompeu, Paulo Reis e Pedro Brício.

Além dos acontecimentos históricos analisados pelos entrevistados, cada episódio mostra também o dia a dia e os costumes das pessoas na época. As narrativas dramáticas são construídas a partir de uma rigorosa pesquisa, e reproduzem fielmente os hábitos, as tecnologias e as formas de relacionamento de cada período.

As filmagens aconteceram em 2010, nas cidades do Rio de Janeiro e de Paraty e, para tornar mais reais as cenas de ficção e garantir a fidelidade histórica, uma equipe de historiadores da Revista de História da Biblioteca Nacional colaborou com o roteiro, a direção de arte e o figurino.

Como são raras as produções nacionais que contam a história de nosso país – às vezes eu fico com aquela sensação de que é porque o país é considerado ainda muito novo – eu acho que vale uma espiada.

 

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta