Imagem da campanha da Fundação do Câncer de Mama de Cingapura, leia mais aqui.
Com o final de setembro já é visível a mudança da cidade de São Paulo: algumas flores começam a aparecer lá e aqui. Árvores trocam sua folhagem e acabam por, sem querer, decorar também o chão. A chuva é mais constante, assim como o vento de virada do tempo e o céu multicor.
As mulheres começam a deixar os casacos pesados e a substituí-los pelos vestidos mais curtos, pelas blusas leves, pelo colorido das temperaturas mais quentes.
Acho engraçado essa coisa da escolha pessoal: tenho amigas que amam o inverno, outras que adoram o verão. Todas elas tem algo em comum: sempre preocupadas com a beleza, com a moda, com se sentir bem. Algumas deixam de lado a sobremesa do almoço para prevenir a chegada de uns quilinhos a mais. Algumas, não consigo deixar de achar que são um pouco loucas, deixam de lado o passeio em dias úmidos, para evitar que a chapinha tenha problemas.
Sim, são tantas as pequenas preocupações que enchem nosso o dia a dia que, por vezes, esquecemos de nos preocupar conosco, com nossa saúde.
Outubro chega com as mudanças que falei e chega também o tempo de lembrar a importância de exames preventivos.
Vamos substituir o medo de um dia enfrentar o câncer pela prevenção.
Se existem dúvidas quanto a quais atitudes ajudam na prevenção – a despeito das dúvidas, uma vida saudável só faz bem, então por que não adotá-la? – do aparecimento da doença é importante garantir que toda mulher realize os exames anuais, assim, o câncer é descoberto antes e a chance de cura é muito maior.
E o Outubro Rosa está aí para isso, para divulgar o máximo de informações, para lembrar a cada mulher da importância de que ela procure seu médico, realize seus exames, faça o auto-exame, cuide de si.
Neste ano a campanha falara muito do Dia Rosa, um dia para mulher dedicar a si mesma e realizar sua mamografia. Leia aqui para saber mais.
Abrace essa campanha, escreva no seu blog. Não tem blog? Fale no twitter, use seu Facebook, seu Orkut, seu email. Espalhe o assunto.
Leia mais sobre a campanha:
Você se previne do câncer de mama? Então aproveite o Outubro Rosa