– Meus homens precisam de engenheiros e de uma equipe de resgate, não de psiquiatras bizarros apontando os culpados.
– Ela é a psiquiatra, eu sou o bizarro. Me desculpe, normalmente usamos crachás.
O diálogo acima é a apenas um dos vários em que a resposta rápida de Cal Lightman me faz gostar ainda mais dele – quem sabe eu simplesmente gostaria de ter a mente rápida dele quando alguém fala uma besteira na minha frente.
Uma situação em que eu não imaginaria como o trabalho de Cal Lightman poderia ser usado: uma tragédia de desabamento de uma construção. O início do episódio, inclusive, torna mais confusa ainda a presença do especialista em meio ao caos de destruição e sofrimento que encontramos ali.
Life Is Priceless é um dos melhores episódios de Lie To Me até aqui, e adorei todos eles, primeiro por colocar Lightman e Foster em uma situação limite totalmente fora de seu dia a dia, quando ajudam na resolução de crimes, segundo porque soube mostrar bem que mentiras normalmente andam juntas e que, não é porque começou com uma mentira que uma história vai dar errado.
Passando rápido pelo caso do noivo inseguro: Loker mais uma vez se mostrou muito infeliz. Não é o fato de ele só falar a verdade, o problema mora no motivo dele fazer isso: Loker com certeza não acredita em amor, amizade ou felicidade, então, se ele acha que vai se ferrar de qualquer maneira, porque não ferrar com os outros primeiro?
A história de que o rapaz não queria esperar no dia seguinte e a maneira como ele expôs toda a história mostram claramente que ele queria ter razão quanto a mentira da moça, não importava de que modo. Gostei da história ter tomado outro rumo e, sim, beleza e riqueza são a mesma coisa nesta questão.
Falando do desastre: sempre que temos uma participação especial é fácil cair na mesmice. Quando olhei a prefeita da cidade sabia que iríamos nesta linha, ainda bem que a história do meio ficou bem amarrada.
E o final não deixou de ser feliz: foi triste a explosão ter matado um homem, mas que ele tenha encontrado algum consolo em não deixar sua esposa desamparada.
O que aprendemos aqui? Mudanças de comportamento indicam mentiras (uma pessoa que fala com as mãos para de usá-las quando mente); uma pessoa identifica mais fácil a expressão que mais conhece (fica a dúvida se isso acontece só com viciados) e Foster sabe que Lightman sabe que ela sabe que as coisas não estão dando certo em seu casamento.
Aí entra a amizade e o bom-senso: para que torná-la ainda mais infeliz neste momento jogando isso em sua cara? Melhor dividir uma dose de whisky.