Lie To Me: Life Is Priceless (01×09)

Lie To Me Life Is Priceless

– Meus homens precisam de engenheiros e de uma equipe de resgate, não de psiquiatras bizarros apontando os culpados.

– Ela é a psiquiatra, eu sou o bizarro. Me desculpe, normalmente usamos crachás.

O diálogo acima é a apenas um dos vários em que a resposta rápida de Cal Lightman me faz gostar ainda mais dele – quem sabe eu simplesmente gostaria de ter a mente rápida dele quando alguém fala uma besteira na minha frente.

Uma situação em que eu não imaginaria como o trabalho de Cal Lightman poderia ser usado: uma tragédia de desabamento de uma construção. O início do episódio, inclusive, torna mais confusa ainda a presença do especialista em meio ao caos de destruição e sofrimento que encontramos ali.

Life Is Priceless é um dos melhores episódios de Lie To Me até aqui, e adorei todos eles, primeiro por colocar Lightman e Foster em uma situação limite totalmente fora de seu dia a dia, quando ajudam na resolução de crimes, segundo porque soube mostrar bem que mentiras normalmente andam juntas e que, não é porque começou com uma mentira que uma história vai dar errado.

Passando rápido pelo caso do noivo inseguro: Loker mais uma vez se mostrou muito infeliz. Não é o fato de ele só falar a verdade, o problema mora no motivo dele fazer isso: Loker com certeza não acredita em amor, amizade ou felicidade, então, se ele acha que vai se ferrar de qualquer maneira, porque não ferrar com os outros primeiro?

A história de que o rapaz não queria esperar no dia seguinte e a maneira como ele expôs toda a história mostram claramente que ele queria ter razão quanto a mentira da moça, não importava de que modo. Gostei da história ter tomado outro rumo e, sim, beleza e riqueza são a mesma coisa nesta questão.

Falando do desastre: sempre que temos uma participação especial é fácil cair na mesmice. Quando olhei a prefeita da cidade sabia que iríamos nesta linha, ainda bem que a história do meio ficou bem amarrada.

E o final não deixou de ser feliz: foi triste a explosão ter matado um homem, mas que ele tenha encontrado algum consolo em não deixar sua esposa desamparada.

O que aprendemos aqui? Mudanças de comportamento indicam mentiras (uma pessoa que fala com as mãos para de usá-las quando mente); uma pessoa identifica mais fácil a expressão que mais conhece (fica a dúvida se isso acontece só com viciados) e Foster sabe que Lightman sabe que ela sabe que as coisas não estão dando certo em seu casamento.

Aí entra a amizade e o bom-senso: para que torná-la ainda mais infeliz neste momento jogando isso em sua cara? Melhor dividir uma dose de whisky.

Lie To Me S01E09 Lightman Foster

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta