Oficina Barbie e As Três Mosqueteiras na Livraria Cultura

2009-10 (out)

Quem passa sempre por aqui sabe o quanto eu sou fã das oficinas que acontecem na Livraria Cultura, para adultos e, especialmente, para crianças.

Sempre acompanho a programação das lojas de São Paulo através do site e agendo tudo para não perder nada – ou para ter uma opção interessante quando estamos sem programa e a Carol louca para sair de casa.

Nas oficinas infantis a Carol já aprendeu a fazer flores de origami, capa de super herói, cartão personalizado para os amigos. Aprendeu novos jogos, ouviu histórias, inclusive em inglês, pintou mil desenhos, conheceu outras crianças. No último sábado, por exemplo, assistimos a simpática peça SOS Natureza, cujas fotos ilustram esse texto.

E, imagino, foi por isso que tanto ela como eu estávamos ansiosas pela oficina de Barbie e As Três Mosqueteiras. O último lançamento da Barbie foi circundado de ansiedade: dois meses antes do lançamento do DVD você já encontrava referências a ele em lojas de brinquedos e livrarias – espertamente os vendedores davam às meninas um desenho para colorir com o tema do novo desenho e fotos de todos os milhares de itens que seriam lançados a reboque – além das propagandas na televisão.

A Carol já havia ganho o DVD da avó e a boneca e esperávamos que ela tivesse alguma atividade relacionada a aventura do filme na oficina.

Decepção completa. A Universal, responsável pelo DVD e pela oficina, enviou à livraria três mocinhas recém saídas da adolescência, com suas chapinhas, maquiagem e roupas justas para entreter uma dezena de crianças. Elas distribuíram um brilho labial para cada e entregaram a elas uma folha com um desenho a ser colorido e um estojo de giz de cera. Depois ficaram em um canto da loja fofocando sobre a última balada e sobre algum menino bonitinho com quem uma delas tinha saído.

Não fui eu a única a ficar surpresa. A vendedora do setor infantil, acostumada com as oficinas, estranhou quando uma das garotas pediu que aumentassem o som do DVD que passava, explicando a ela que as crianças não prestariam atenção nela caso o som ficasse alto. Mas era justamente isso que a garota queria.

Resultado: quinze minutos depois as crianças levantavam em debandada do tapete.

Sei que a oficina acontecerá mais vezes ao longo deste mês e, como acredito que conselhos bons sempre são válido, sugiro que pais que tenha a intenção de passar pela livraria no horário delas aproveitem a vasta oferta de livros da loja para serem lidos.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. Olá Simone, tudo bem?

    Antes de mais nada, gostaria de me apresentar: meu nome é Vitor e sou colaborador do blog http://www.diamundialdaar.com.br. Não sei se você conhece, mas o Dia Mundial de Conscientização sobre a Artrite Reumatóide é resultado da parceria da SBR – Sociedade Brasileira de Reumatologia e da farmacêutica Roche.

    Além disso, o Dia Mundial, que aconteceu no dia 12 de outubro em seis cidades do Brasil (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Petrópolis, Florianópolis e Vitória), contou com a participação das sociedades locais de reumatologia e associações de pacientes.

    Para aumentar a visibilidade da iniciativa criamos o blog AR. O nosso principal objetivo é promover uma discussão sobre o assunto na web. Durante a campanha, vamos publicar diversas novidades para este ano, que tem como mote “Vamos trabalhar juntos” e uma cobertura completa das ações que serão realizadas

    Como você já publicou post sobre esse assunto, gostaria de convidá-lo a contribuir também para o nosso espaço. Se você tiver algum material para divulgar no blog é só me enviar. O espaço é colaborativo e aberto à qualquer pessoa.

    Fique também à vontade, se for do seu interesse, divulgar a iniciativa no seu espaço (copio abaixo o último post publicado no blog caso queira reproduzir).

    Aproveitando o e-mail: além do blog criamos o Twitter do Dia Mundial da AR (www.twitter.com/diamundialdaar).

    Participe da nossa rede!

    Qualquer dúvida estou à disposição,

    Um abraço,

    Vitor
    http://www.diamundialdaar.com.br.
    http://www.twitter.com/diamundialdaar
    diamundialdaar@maquina.inf.br

    14 de outubro de 2009
    Conselhos dietéticos para portadores de artrite reumatoide
    A Liga Portuguesa contra das Doenças Reumáticas postou em seu site alguns conselhos dietéticos para pessoas com artrite reumatoide. Como os portadores da doença normalmente estão abaixo do peso e com falta de diversos nutrientes, como acido fólico, ferro, zinco e vitaminas B6 e C, entre outros, a sugestão é uma dieta rica e variada, com proteínas, sais minerais e vitaminas. A dieta ideal inclui 140 gramas de carne ou peixe por dia e muitas frutas, verduras e legumes.
    A instituição também sugere que portadores de artrite reumatoide comam alimentos ricos em potássio, como verduras, laranja e banana, e em cálcio, como leite e derivados. Outra recomendação é que os doentes que estão tomando corticoides evitem o uso de sal.
    Fonte:
    Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas

    Responder

    1. Vitor,

      Conheci o blog do Dia Mundial da AR quando buscava mais informações sobre a doença, já que queria escrever sobre ela no dia 12 de outubro. Tenho divulgado seus posts através do meu twitter e do facebook sempre que os leio.

      Eu não tenho muitas informações, é mais pelo fato de ter a doença que tenho procurado conehcer melhor sobre o assunto, mas gostaria sim de contribuir com a causa no que for possível.

      Se tiver material sobre como foram as ações no dia 12 posso fazer um post de divulgação aqui e voltar a falar sobre seu blog e o twitter.

      Responder

Deixe uma resposta