Arraiá Do M de Mulher

2006-06 (jun)

Vocês sabiam que o período que mais movimenta a economia nacional não está relacionado nem ao Natal nem ao Dia das Mães? Isso mesmo, a comemoração das Festas Juninas nas regiões Norte e Nordeste do país mobiliza pessoas e empresas, geram muitos empregos e são tão ou mais tradicionais que o carnaval, por exemplo.

Junho é mês de comemoração e brincadeira. E não é porque a gente cresceu que a gente tem de deixar de brincar nas Festas Juninas. Justamente por isso, o pessoal do MdeMulher, inspirados pela festança criou seu próprio Arraiá e tá na rede publicando os mais variados textos relacionados ao tema. Veja só:

Este post é parte de uma brincadeira junina. A partir de hoje até o final de junho vamos postar sobre suas visões, lembranças e dicas relacionadas às festas juninas. Se você quiser, junte-se a nós e conte também como é a sua festa junina – mas não se esqueça de depois linkar o post original, este aqui, para podemos listar os participantes.

Confesso que não lembro muito das minhas festas juninas, mas, para mim, de família católica praticante, sempre foi muito forte a parte religiosa da comemoração, com a família toda indo a missas ou fazendo novenas.

Hoje vejo a Carolina animada com a festa da escola, orgulhosa de dançar com seus amigos na frente de toda a família e curtimos muito este momento, mas sinto falta das tradicionais músicas de quadrilha, hoje substituídas por músicas sertanejas de sucesso.

Acredito que a Sam tenha levantados questões importantes sobre desperdício de recursos que às vezes ocorrem – na escola da Carol eles diminuem este impacto fazendo toda a decoração a partir do reaproveitamento do lixo e oferecendo prendas ecológicas. As crianças não levam prendas para a escola, que providencia tudo, já que elas depois bancam a brincadeira. Você também adquire parte das entradas doando agasalhos que são destinados a um orfanato. Mas, como falei antes, para mim, fica forte a lembrança dos aspectos religiosos da comemoração.

Minha avó paterna, por exemplo, era devota de São João, tanto que papai, nascido na véspera do dia do Santo mais festejado do Brasil, leva o nome dele.

GRD_bandeira-sao-joaoSão João Batista era primo de Jesus Cristo e sua mãe, Isabel, teria acendido uma enorme fogueira a fim de avisar a prima Maria, através da fumaça no céu, sobre seu nascimento. Alguns ligam a data de sua comemoração ao período em que eram realizadas as festas pelas colheitas na Europa e que as fogueiras então teriam se tornado parte das comemorações. Como crença é muito pessoal eu prefiro a história de Santa Isabel.

Dizem que São João passa todo o dia 24 de Junho dormindo, isso porque, caso ele visse as várias fogueiras acesas em sua homenagem ele não agüentaria e desceria a terra para comemorar, e tudo correria o risco de incendiar-se.

Os balões, que tantos transtornos causam quando caem ainda queimando, seriam para levar pedidos ao Santo, mas, caso o balão queime o pedido não será atendido.

São João, ainda, foi responsável pelo batismo de Jesus Cristo às margens do Rio Jordão. Ambos nasceram após a intervenção de anjos. No caso de João, sua mãe Isabel era muito idosa e só engravidou após o anjo Gabriel ter aparecido para seu pai. A tradição das bombinhas de São João decorre do grito de Isabel ao saber da gravidez da prima, que esperava o filho do Senhor.

Oração a São João Batista

“Endireitai os caminhos do Senhor… fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias”, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: ‘Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo’.

São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós.

São João, alegria do povo, rogai por nós.”

GRD_GRD_bandeira-santo-antonioMinha mãe tem carinho especial pelo português Santo Antonio, que aqui é bastante conhecido como santo casamenteiro, mas a quem os devotos recorrem pelos mais diversos motivos, desde pedidos de restituição daquilo que está perdido, até pedidos para que ele livre os fiéis das tentações demoníacas. Uma tradição é, no dia 13 de junho, data de sua morte, retirar um pão bento na igreja e colocá-lo no pote de açúcar, garantindo a fartura por todo o ano.

Mas a história mais curiosa sobre o Santo, conta que, estando ministrando uma missa na Itália ele teria entrado em transe e voltado à cidade em que nasceu em Portugal, onde seu pai era julgado pela morte de um morador. O espírito de Santo Antonio teria levado os juízes ao cemitério e perguntado ao defunto quem era o verdadeiro responsável pela morte, tendo conseguido inocentar seu pai.

Oração a Santo Antonio

“Glorioso Santo Antonio que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça).

Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os poucos méritos de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido.

Santo Antonio, rogai por nós.

Amém.”

O último Santo a ser comemorado no mês de junho é São Pedro, rocha sobre a qual foi erguida a igreja católica e símbolo de ligação entre terra e céu. É devido a simbologia da pedra que, em sua homenagem, são erguidos mastros com a bandeira do Santo.

GRD_bandeira-sao-pedroComo Cristo teria entregue a ele a chave do céu Pedro acabou conhecido como Chaveiro e é muito comum dizerem que as trovoadas das chuvas mais fortes acontecem quando Ele muda os móveis de lugar e a chuva cai quando ele está limpando a casa. Ele sempre será conhecido como um exemplo de fé aos Católicos.

Oração a São Pedro

“Ó glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, a quem o Senhor Jesus escolheu para ser o fundamento de sua Igreja, entregou as chaves do Reino dos Céus e constituiu pastor universal de todos os fiéis, queremos ser sempre vossos súditos e filhos.

Confiantes na Palavra do Senhor que vos disse: “Tudo que ligares na terra será ligado nos céus” e no encargo que vos deu de confirmar os irmãos na fé, concedei-nos a graça de, diante da diversidade das opiniões dos homens, saber como vós professar com firmeza nossa fé em Cristo, filho de Deus, e permanecer naquele amor a Jesus, que por três vezes proclamastes após a ressurreição.

Dai-nos que, fiéis aos ensinamentos do evangelho, permaneçamos unidos no rebanho do Senhor, confiado à vossa guarda, e no amor do Santo Padre, vosso legítimo sucessor, a fim de que, após o tempo desta vida, possamos nos unir para sempre à Igreja triunfante no céu. Amém”

Olha só quem mais está na brincadeira:

Seja Básica

Liliane Ferrari

Bolsa de Novidades

Blog da Ti

E para quem está procurando por receitas gostosas para sua própria festa ainda tem:

Especial M de Mulher de Festa Junina

Bom Docado de Mandioca no Aventuras Gastronômicas

E várias receitinhas gostosas da Nubibella

Quentão e Tapioca no Boa de Garfo

E no Educar Para Crescer você aprende a Como fazer uma festa junina educativa. Aconselho mesmo a leitura do artigo, que está excelente e dá várias dicas para não incorrermos justamente nos erros citados pela Sam.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

4 Comentários


  1. santo antônio, venho pedir-lhe que atenda especialmente meu pedido sobre a demanda de meus processos judiciais, saúde, paz, resolução aos meus dos meus problemas econômicos, esperando ser atendida em breve com a sua rica graça.

    Responder

Deixe uma resposta