Ano da França na Cultura

franca-brasil

Este é o Ano da França no Brasil, iniciado oficialmente nesta semana com uma imensa queima de fogos no Rio de Janeiro. Eu tenho uma paixão muito grande pelo país e seus habitantes – nem adianta falar que eles são chatos, eu os adoro demais, não consigo enxergar nada de errado em sua jeito de ver a vida ou as pessoas.

Serão numerosos eventos, para todas as idades, e espalhados em várias cidades (estou ansiosa pela exposição de O Pequeno Príncipe que chega no segundo semestre).No site oficial você pode conferir a programação completa de seu estado ou pelo seu tema de preferência.

A Livraria Cultura realmente entrou no espírito da coisa e os eventos infantis merecem destaque – eu queria ir em todas, pena que não dá:

25/abril/2009

Cultura do Shopping Villa Lobos: Oficina em que as crianças aprenderão a confeccionar as bandeiras da França e do Brasil. As crianças também poderão ouvir os hinos dos dois países. A partir das 16h00.

26/abril/2009

Cultura do Conjunto Nacional: a partir das 15h00, Helena Ritto e Cristiano Gouveia contarão a história Claire, lenda sobre as águas de uma fonte na Bretanha que escondem mistérios assustadores. Um jovem Conde, de passagem pela região assombrada, resolve saciar sua sede no local e então surge a Melusina, criatura fantástica que vive nas águas doces e claras da região. Ela se apaixona pelo rapaz e luta por seu amor, vivendo com ele grandes aventuras.

Os contadores também apresentarão uma obra baseada em uma canção folclórica, que fala sobre um lobo que se prepara para aparecer no bosque e assustar todo mundo. Mas como estará vestido? A Carol ouve essa música desde muito pequena, já que, ainda grávida, não resisti e comprei, na própria Cultura, um CD de músicas infantis francesas. E na escola ela também aprendeu a versão em português. Estou super ansiosa para ver sua reação ao ouvir a canção ao vivo.

img_0188

Cultura do Shopping Bourbon Pompéia: as crianças vão poder criar uma escultura baseada na obra do famoso escultor francês Auguste Rodin utilizando materiais diversos. A partir das 15h00.

Cultura do Shopping Villa Lobos: também a partir das 15h00, a oficina ‘Ateliê do Louvre’ permitirá que as crianças  observem algumas obras do Museu do Louvre e, sob a orientação de um arte-educador, criem suas próprias obras para o Museu do Clubinho Mais Cultura.

Cultura do Shopping Market Place: Oficina em que as crianças aprenderão a confeccionar as bandeiras da França e do Brasil. As crianças também poderão ouvir os hinos dos dois países. A partir das 15h00.

01/maio/2009

Cultura do Shopping Bourbon Pompéia: Oficina de Origami em que as crianças vão poder criar flores inspiradas nas pinturas de Claude Monet. A partir das 15h00.

Mais informações podem ser obtidas diretamente no site da Cultura, neste link aqui.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta