O que é beleza para você?

evolucao

Quando eu era menor, ou melhor mais nova, afinal, pequena continuo (que coisa sem graça), minha frustração era enorme, afinal, eu não era loira, não era magra, tinha cabelo encaracolado, não era alta e nunca, jamais, ia poder ser Paquita do Xou da Xuxa. E padrão de beleza era isso: poder ser paquita da Xuxa. Vamos lembrar que ainda não existiam tantas modelos brasileiras de sucesso para que as mocinhas se inspirassem.

O tempo foi passando e os padrões sofreram poucas mudanças. O padrão hoje é o cabelo liso, a mulher extremamente magra e nem pensar se deixar envelhecer, afinal, cabelos brancos e rugas são as coisas mais fora de moda do mundo. No Brasil a mulher não envelhece, fica loira.

Até a Xuxa e suas paquitas tiveram que emagrecer, e muito, para se adaptar a este novo mundo onde a escova progressiva-permanente-definitiva é o item mais vendido em qualquer salão de beleza.

Do alto dos meus 32 anos eu tenho de dizer: nunca me senti mais bonita.

Não, não emagreci (na realidade me manter só um pouco acima do peso já me exige um sacrifício monumental), meus cabelos continuam encaracolados, continuo sendo baixinha e os primeiros cabelos brancos começaram a pipocar (no meu caso eles estão concentrados na testa).

Mas estou muito mais de bem comigo. Então, para responder o que é beleza para mim eu teria que dizer: tem relação com ser feliz, com se sentir realizado, mas, mais que tudo, tem relação com você se aceitar como é e se cuidar assim.

A beleza do ser humano está diretamente relacionada a diversidade de jeitos, pessoas, estilos, tipos que encontramos todos os dias, em todos os lugares.

Hoje eu sei usar as roupas que valorizam o que eu tenho de melhor (o programa de televisão e o livro Esquadrão da Moda me ajudarambastante nisso) e aprendi a dar “minha cara” para as minhas roupas. Não me sacrifico com saltos absurdamente altos se posso usar mil sapatilhas charmosas (sejam elas de bolinhas, de zebrinha ou lisas, sejam de tecido ou couro), nem vou sair usando calça de cintura alta só porque todo-mundo-que-importa-na-moda falou que é isso que se deve usar (imaginem só que horror uma garota de um metro e meio e quadril largo usando uma calça de cintura alta. Show de horror, não é?).

Aprendi a me maquiar e isso me faz um bem enorme. Um pequeno detalhe que me toma nem dez minutos pela manhã, mas deixo a minha casa com outra cara, me sinto melhor, sinto que eu realmente me cuidei.

Faço exercícios físicos porque eu PRECISO fazer. Não vou me acabar na academia, mas me exercitar faz bem a saúde, faz com que eu durma melhor, faz com que eu liberte alguns demônios.
Faço terapia uma vez por semana. Sim, minha terapia faz parte do meu tratamento de beleza. Na primeira vez que fiz perdi absurdos 15 quilos. Hoje, acho que muito da minha beleza vem da minha segurança, vem de eu valorizar quem sou, e uma coisa acaba por alimentar a outra.

Não importa a idade, não importa o padrão. Ou você nunca olhou alguém na rua que nada tem a ver com esses padrões ditados pelos outros, mas que tinha um “quê”, que tinha um jeito ou um estilo que te fez pensar: que pessoa linda?

Beleza então é um pouco de tudo: é se sentir bem, é ser feliz, é se cuidar, é usar uma roupa que te faz bem, é usar um batom brilhante, passar uma sombra, usar um delineador que vai te encher de charme no olhar. E o kit da Lancôme que está sendo sorteado pelo LuluzinhaCamp pode ajudar bastante nisso tudo.

Observação: as fotos acima são minhas, em diferentes fases de minha vida até hoje. É engraçado, hoje olho para as mais antigas e acho que eu era tão bonita… E, naquele tempo, eu não achava.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. Adorei este site mostra o amor pela beleza e quando falamos em beleza notamos que ficamos ainda mais bonita adorei continuem pois estou fazendo um trabalho na scola sobe isso
    obrigada ??

    Responder

Deixe uma resposta