Coração de Tinta

coracao-de-tinta

Não é sobre o filme, que ainda não assisti, mas sobre o livro, que já li há algum tempo e não podia deixar de comentar.

Coração de Tinta é um lindo livro, que tenta mostrar o que aconteceria se a magia das histórias viesse parar em nosso mundo. Ele não é um livro de magia, não é um livro como O Senhor dos Anéis ou Harry Potter, mas o Coração de Tinta dentro do livro é.

Como alguns já devem ter lido por aí, é contada a história de Mortimer, o Língua Encantada, que descobre sem querer que ao ler histórias em voz alta ele pode trazer os personagens do livro para a vida real, em troca alguém daqui vai para o livro.

É assim que ele perde sua esposa, Teresa, que some dentro do Coração de Tinta, enquanto o bandido Capricórnio e o itinerante Dedos Empoeirados chegam no nosso pedaço.

Eu confesso que quando li o livro eu estava em busca de algo que me encantasse tanto quanto a magia de HP – busca que continuo fazendo, até o momento sem sucesso – talvez por isso eu não tenha gostado tanto. Não que eu não tenha gostado, ai, odeio quando fico assim.

Eu gostei de Coração de Tinta, uma história bem contada, me identifiquei com a paixão de Elinor, a tia de Teresa, pelos livros, que dominam a paisagem de sua casa e são sua maior paixão, torci para que Língua Encantada encontrasse uma maneira de acabar com o risco de Capricórnio e trazer Teresa de volta. Talvez eu tenha achado ele um pouco longo demais.

Com uns cinco capítulos a menos o livro seria mais empolgante.

Por ser mais curto e mais gráfico, talvez o filme consiga encantar mais.

Vale lembrar que, ao escrever Coração de Tinta, Cornélia Funke, pensava em Brendan Fraser para escrever sobre Mortimer. Nada melhor que ver o próprio no papel.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

4 Comentários


  1. Báh Simone eu também gostei de coração de tinta!! É mesmo um livro encantado 🙂
    O filme ainda não vi, mas já vi que teve uma crítica ruim, mas isso não me importa mesmo rsrsrsrs
    Não sabia que tu eras órfã de HP também… se tu tiver sucesso na busca compartilha hein?! 😉
    estrelinhas coloridas pra ti…

    Responder

  2. Si, adoro o q vc escreve e esse comentário do livro, dá uma vontade de entrar num site tipo saraiva e comprar já para ler…. não vou fazer agora, mas já está anotada a dica de próxima compra!! fora que sou órfã de HP tb (adorei essa!!).

    Responder

  3. Lourdes: corre no Submarino que ele tá em promoção, risos…

    Responder

  4. Putz…estou com meus cartões de crédito trancados no armário, para evitar ficar no vermelho!! kakakaka, mas valeu a dica. Fevereiro desafogo, entro de férias e procuro bastante!!
    Feliz 2009 pra vc e sua família. bjs

    Responder

Deixe uma resposta