O que as suas crianças assistem na TV?

A semana anda tão infernal (homenagem ao último episódio da primeira temporada de Reaper, que vai ao ar nesta sexta-feira) que nem consegui falar sobre o caderno tv&lazer do Estadão do dia 12 de Outubro.

A capa do caderno já chamou a atenção: Muito além do infantil – No Dia da Criança, repare: as maiores platéias mirins estão diante de programas para gente grande.

A reportagem de duas páginas fala de pesquisas que demonstram uma considerável parcela das crianças como “fãs” de programas adultos como a novela das oito, Domingo Legal, Pânico e Os Mutantes, todos da TV aberta.

Eu não acho que as crianças assistam a estes programas. Acredito, e não sou a única porque um dos entrevistados compartilha de minha opinião, não basta simplesmente contar o número de crianças na frente da TV em determinado horário para chegar a conclusão de que elas fazem parte da “audiência” de determinado programa.

Muitas vezes, a criança está brincando, lendo, ou mesmo dormindo, enquanto seus pais assistem a estes programas.

Independentemente disso, vale considerar o comentário de Beth Carmona, presidente de uma ONG que debate a qualidade da mídia: “Nem sempre ela entende o que está no ar, o que não quer dizer que não tem problema assistir”. Ela ainda fala um pouco sobre ser anti-radicalismos, que proibir não adianta e que não é possível esconder o mundo lá fora de nossos filhos.

Eu sou muito, mas muito, chata quando o assunto é: Carol na frente da TV. A regra em casa é simples: enquanto Carol está acordada a televisão fica apenas em programas infantis. Normalmente deixamos no Discovery Kids, mas, desde a mudança de programação (da qual falei aqui), a Carol se desinteressou e agora prefere ficar ligada no Pica-pau (na Record e depois no Cartoon) ou pede para que coloquemos algum filme (pós Dia das Crianças a obra repetida a exaustão é A Bela Adormecida – relançada em DVD).

Não acho que estejamos tentando criar uma redoma de vidro tento, apenas, manter sua infância. Uma coisa que eu não gosto das crianças em geral hoje é essa precocidade toda. Poxa, a fase do faz de conta é tão gostosa e, acredito, tão importante para o desenvolvimento delas, que me preocupa o fato de que elas abandonam as brincadeiras de criança tão cedo.

Há meses atrás eu estava na fila de ingressos para o Disney On Ice Princesas. Como a fila demorava a andar foi natural que as mães começassem a conversar entre si sobre os programas com a criançada e o que elas gostavam e desgostavam.

Comentei que a Carol havia adorado o show dos Backyardigans, ao qual tinha ido semanas antes. Uma mãe me olhou com desprezo e me disse que a sua filha já não via graça nenhuma em Backyardigans. Que ela nem sabia se ela ia gostar das Princesas, porque o que ela gostava mesmo era dos Rebeldes e do High School Musical.

Não estou nem questionando a qualidade dos programas (vamos deixar para lá), mas a menina tem a mesma idade que a Carol , 05 anos, e eu acho cedo demais para assistir programas que falam de conflitos de adolescência, namoro, briga com os pais e tudo o mais.

Acho que o radicalismo é errado. O Ale mesmo, outro dia, falou do fato do filho ser fã de House. Como House não é nenhum ER quando o assunto é mostrar corpos dilacerados e vísceras, não acredito que tal programa faça mal nenhum ao garoto. A Carol mesmo, algumas vezes, pede para ver Gilmore Girls ou Big Bang Theory comigo (apesar de não entender porque eu dou tanta risada).

Vez por outra ela até se encanta com filmes adultos, ou nem tanto, tem uns que foram feitos para as crianças que vivem dentro de nós, mas, ainda assim, eu me policio demais com estas coisas.

E, acredito, em tempos que temos tantas opções de programação infantil para oferecer as nossas crianças, incluindo a TV Ratimbum, produção nacional de primeira qualidade, fica muito mais fácil permitir às nossas crianças, que já não têm tanta coisa como espaço, brincadeiras de rua e bichos de estimação, terem ainda um pouco de magia em suas vidas.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

12 Comentários


  1. eu sou da sua opinião Si.
    e olha que nem tenho filho(a)

    eu te contei, mas falarei de novo, da vez que fui na casa de meu amigo, e a filha dele(que é minha afilhada) estava com os dois olhos arregalados assistindo Gladiador, a filha dele na epoca tinha 04 anos(atualmente tem 05), eu falei pra ele “rapaz, olha como ela tá prestando atenção no filme, esse filme não é recomendado pra ela” e ele me respondeu “você não sabe de nada, ela gosta de filme de terror” E eu percebo com isso a quantidade de pessoas que estão despreparadas para serem pais.

    Outro dia, mais recente, foi aniversário de minha afilhada e eu perguntei o que ela queria, e ela pediu uma barbie Butterfly(acho que é assim que escreve), eu falei para o pai dela que assim que pudesse eu iria comprar, e ele falou que eu não devia dá os presentes que a filha dele quer, algo do tpo, que se eu fizesse isso ela sempre iria querer coisas caras. bom, posso está errado, eu sei que não devemos fazer todos os mimos, mas tb devemos as vezes realizar os desejos de uma criança, ou ela tem que crescer achando que não pode ter nada que quer?

    você tem razão, infelizmente estão acabando com a melhor fase de uma pessoa, e onde dependendo da educação definirá sua adolescência e inicio de fase adulta. Mas como disse, o problema é que muitos pais não são preparados para serem pais, e pior disso tudo é que eles não tem consciência disso.

    Responder

  2. Concordo contigo, Si. Meu filho gosta de House, deixo ele ver, mas é só. De resto, ele vê muito a programação do Discovery Kids, Cocoricó e seus DVDs infantis.

    Curioso que House o ajudou a compreender e se sentir seguro diante da minha internação e distância de casa (e da minha sogra também, que por coincidência também está hospitalizada). Quando ele pergunta sobre nós para a mãe, ela diz que estamos com o médico (que é como ele chama o House). Ele fica satisfeito, pois de alguma forma entende que na série tudo termina bem.

    Há muitos programas que não deixo ele ver. Quando ele era menor, comprei as primeiras temporadas de 24 Horas e fiz uma maratona. Mas apenas enquanto ele dormia. Mesmo com menos de um ano de idade, não queria expor ele ao programa. Idem a Lost, que com a sua trilha sonora impõe uma alta dose de suspense. O menino pode compreender mal.

    Responder

  3. Minha filha de 6 anos está numa fase Animal Planet e Discovery Channel. Ela realmente gosta de ver documentários. Eu acho ótimo.
    Uso a mesma tática da Simone. Enquanto ela está acordada as opções são sempre canais infantis, dvd ou os documentários.
    Ela sabe que quando mudo de canal para ver alguma série já está na hora dela dormir. Ela as vezes até fica na sala, mas vira para o canto no sofá e dorme.
    Já o menor de 2 anos adora tudo que tenha música e cor. Ou seja, Discovery Kids e Disney Channel.

    Responder

  4. Na minha casa também temos este cuidado. Quando minha sobrinha de 5 anos está acordada, a TV fica ligada no Discovery ou em algum DVD dela, especialmente os Disneys clássicos (que toda a família adora) ou nuns de Barbies Princesas (que não são tão bons, mas estimulam a fantasia). E também temos o cuidado de estar junto, assitir com ela e participar. Eu até já comentei aqui num post Simone que se o Paulo Antunes precisasse eu podia fazer review do Backyardigans e Charlie e Lola para o Teleséries- hehehe.
    Temos mais cuidado ainda quando estamos assistindo jornal ela está por perto, tem coisas que a criança não merece. Por exemplo, o caso da menina Isabela. Concordo com a Simone, isto não é tentar colocar a criança numa redoma, ela de qualquer maneira vai ter contato, na escola outras crianças comentavam com ela o que aconteceu, mas nós tentávamos preservá-la desta barbárie.
    Ela tamém adora documentários de animais e aqueles filmes feitos para crianças de todas as idades.
    Outro dia eu estava assistindo o DVD do BSG, num dos episódios de New Caprica e pensei que ela estava toda intertida brincando de pintar num canto da sala. Daí ela vem me perguntar que filme era aquele e porque as pessoas estavam tão tristes naquele lugar feio. Eu expliquei que aquilo era um prisão. Daí ela me disse algo do tipo, tia não assiste este filme, é muito chato, não tem coisas legais como brincaderia, família, amigos. É claro que desliguei e fui brincar com ela.
    Daí eu questiono, são as crianças que gostam de assitir isto que está apontado na pesquisa, ou são os pais que têm preguiça de oferecer para a criança outras opções e curtir com elas estas opões. Também não adianta deixar a criança sozinha na frente da TV, mesmo que seja o programa mais adequado à idade dela, elas não gostam de ficar sozinhas. Principalmente porque o tempo que elas têm com os pais é muito curto, então elas vão querer ficar onde os pais estão, mesmo que seja vendo filme de terror.

    Responder

  5. Paulitcho: que saudades moço!! Como tá de trabalho? Comprou o celular?

    Alê: poxa, nunca tinha pensado por esse lado… Realmente, como as coisas sempre terminam bem em House vocÊs já sabem que tudo vai terminar bem (porque vai , viu).

    Alessandra: é engraçado essa coisa de fases que eles tem. A Carol amava o Barney, hoje odeia… Eu gosto demais do filme da Barbie A Princesa e A Plebéia, acho que gosto mais que a Carol.

    Rô: agora que você falou eu fiquei pensando e tem toda razão. Muitas vezes os pais não querem se sacrificar um pouquinho, ficar um tempo sem sua tv e a criança é que acaba se sacrificando.

    Responder

  6. Adorei! Concordo em gênero, número e grau. É por isso que a sexualidade anda fazendo tantas meninas grávidas. A primeira (0 a 6 anos) e a segunda infância (6 a 12 anos) deve ser preservada, pois criança somos apenas uma vez e adultos seremos até a nossa morte cheios de regras a cumprir. É fundamental fomentar a imaginação e as brincadeiras nas crianças. Já imaginou que adultos chatos elas seriam sem isso?

    Beijos,

    Elaine

    Responder

  7. Simone, assino embaixo do seu post. Minha filha está com 8 anos e quando era bebê assistia discovery kids e dvd’s de desenhos infantis, disney/pixar e afins. Ela também teve a fase do Sítio do Pica-Pau Amarelo e Cocoricó e CAstelo Rá-Tim-Bum. Atualmente ela prefere assistir o Disney Channel e o Animal Planet.Quando tem algo muito interessante para ela assistimos Discovery e History Channel.
    Ah, e filmes adequados para idade dele.
    Novela ela não assiste e minhas séries sempre acabam esperando até ela dormir.
    É por essas e outras que outro dia na livraria cultura ao invés de me pedir um cd da Kelly Key ou de um MC qualquer ela pediu um do Queen.
    Beijo,

    Responder

  8. Isso de crianças precoces -para não dizer sem infância- me lembrou a menina que ganhou o Miss Mundo Infantil, ela é daqui do sul, no Zero Hora de domingo que era “especial para as crianças”, a menina deu uma estrevista dizendo-se orgulhosa porque a disseram que ela era uma miniatura da atriz (sic) karina Bacchi.
    Oi? Então é isso? Que pais que criam uma criança para ela concorrer a um concurso estressante -Eu não sabia que existia isso de Miss Infantil- e achar o máximo ser parecida com uma atriz que nem atriz é? No meu tempo, orgulho máximo era dizer que fulano saiu ao avô, é a cara do pai.
    Me-do da infância e alguns pais de hoje.

    Ah, a menina tem oito anos, com oito anos eu via o Sítio e comparava com os desenhos da coleção de livros do Monteiro Lobato. Graças a Deus.

    Responder

  9. Oi Simone, leio seu blog a algum tempo e só agora vim decobrir que sou chara da sua filha kkkk

    Eu penso venho aqui representar o outro lado, porque tenho 13 anos e estou mais oerto da infancia do que da vida adulta. Quando eu era pequenininha minha mãe não deixava ver nada violento eu cresci vendo Castelo, Ratimbum, Bananas de Pijamas, Teletubies etc. Fico surpresa em ver minhas primas de 6 anos vendo Todo Mundo em Pânico, pois não fui essa criação que tive e na minha opnião uma o que uma criança vê quando é pequena pode causar problemas mais tarde
    Quando eu tinha uns 7 anos tava mudando de canal acabei deixando na record estava passando Arquivo X, vi apenas a cena antes da abertura, mas foi o suficiente para me deixar com pesadelos por quase uma semana e me deixar longe das séries….

    Hoje eu passei dessa fase assisto muitas séries policias e minha mãe não gosta muito, mas não me proibe porque sabe que não vai adiantar.

    Adoro seu blog e seus reviews

    Bjos

    Responder

  10. Oi Carol, que bom saber que mesmo a nova geração concorda com devemos cuidar dos que os filhos assistem na TV. Nos deixa mais confiantes de estarmos no caminho certo.
    Tatiane, vi uma reportagem na Veja sobre esta menina e fiquei assustada. Ela faz luzes e apliques com oito anos! Que valores os pais estão passando para esta criança?

    Responder

  11. Oi, Simone;

    Eu, que quase não comento, deixo aqui umas palavras. Concordo com você em gênero, número e garu. Na minha casa canais da TV aberta são bloqueados; assim, as meninas (7 e 9 anos) têm liberdade de zapear à vontade – sabendo que há canais não bloqueados que só tem “filme adulto” que elas, a princípio, não podem ver – AXN, Sony, Warner etc. Elas então escolhem entre os canais infantis e os de documentário (que elas amam). Uma das coisas que me incomodam em alguns canais (como TNT) é programar filmes infantis (como na semana da criança) mas manter chamadas de filmes adultos, com muito sangue, tiros e cenas de sexo. Os próprios canais que citei botam um “L” imenso em verde – e tome cenas de “The L World” nos intervalos!

    Outra coisa: as meninas vêem às vezes “Rebelde” (que eu abomino) no Boomerang (um canal infanto-juvenil). Passa às seis da tarde, durante a semana, e elas pescam episódios quando não têm aula e eu me distraio. E lá pelas tantas olha lá o casalzinho discutindo se ela transa ou não, enquanto ele tira o sutiã do biquini dela. É livre? Não, não é. Por isso é que eu enrolei, enrolei, e acabei com essa história de “Rebelde”.
    Bjs

    Responder

Deixe uma resposta