Certas horas vale a pena você pagar uma fortuna para ter HBO no seu pacote de tv a cabo. Hoje vi na grade que a HBO está exibindo a sétima temporada do seriado britânico Prime Suspect, estrelado pela Oscarizada (merecidamente) Helen Mirren, premiada com um Emmy e vários BAFTA por sua atuação como Jane Tennisson. O próprio seriado tem sua leva de BAFTA e Emmy como melhor mini-série.
O seriado tem roteiro da novelista Lynda La Plante, premiada pelo trabalho com um dos principais prêmios para escritos policiais, o Mystery Writers Of America, e produção da Granada Television, a mesma responsável por The Wire In The Blood.
A Jane Tennison de Helen é uma mulher forte que conseguiu sobreviver e vencer no ambiente totalmente masculino das delegacias de polícia. As primeiras temporadas mostraram como enfrentar o machismo muitas vezes é mais difícil do que investigar um crime, linha central que aos poucos foi sendo substituída para tratar com mais profundidade de assuntos espinhosos como pedofilia, abuso infantil e prostituição.
Jane pode ser forte, mas não perfeita. Tem dificuldades de administrar sua vida pessoal em função das exigências de seu trabalho e acaba utilizando o alcóol como seu escape, o que a leva a frequentar o AA ao final da terceira temporada.
As temporadas são curtas, com exceção da segunda, que teve quatro partes (como os produtos preferem chamar), e da quarta, que teve três partes, sendo compostas por duas partes, totalizando três horas e meia de tensão, e que a HBO está fazendo o favor de passar na sequência.
Esta sétima temporada foi produzida em 2006, depois de um longo intervalo devido aos compromissos profissionais de Helen, mostra Tennison próxima de sua aposentadoria, quando o corpo de uma jovem estudante é encontrado e a caçada por seu assassino começa. Para dificultar ainda mais esse momento, ela tem de lidar com a morte do pai e sua dificuldade em se manter longe do alcóol.
Acho que um ponto extremamente interessante dos seriados ingleses é que seus protagonistas são pessoas reais, com problemas, dificuldades, fraquezas, longe da perfeição muitas vezes impostas aos protagonistas dos seriados americanos. E aqui, nesta temporada, fica impossível deixar de comparar a dificuldade de Tennison encerrar sua carreira de maneira decente à dificuldade dos produtores de fazerem o mesmo com este tão premiado e elogiado seriado.
A HBO ainda oferece a chance de você assistir ao especial Prime Suspect – Por Trás das Camêras, que será exibidos nos seguintes horários: sexta 27.07 às 15:30h e segunda 30.07 às 11:15h no HBO Plus e Quarta 08.08 às 01:30h, Sexta 10.08 às 10:45h e Quinta 30.08 às 04:00h na HBO.
Os horários das partes 1 e 2 você confere abaixo:
HBO Plus: Sexta 27.07, Parte 1 às 16:30h e Parte 2 às 18:15h
HBO Plus: Segunda 30.07, Parte 1 às 12:15h e Parte 2 às 14:00h
HBO: Quinta 05.08, Parte 1 às 15:45h e Parte 2 às 17:30h
Lembrando que todos os horários que constam neste post são dos canais principais, com reprise 3 horas depois nos canais adicionais, identificados pela letra e. As partes 1 e 2 ainda reprisam nos dias 09, 17 e 21 de agosto, em horários que você pode conferir no site da HBO: http://www.hbo-br.tv/.
Link Permanente
Lendo sobre PRIME SUSPECT tenho observado que nunca vejo nenhuma referencia às series inglesas,tais como:
New Tricks,
Doc Martin,
Rosemary and thyme e assim por diante.
Säo ótimas series.
Grata,
Sada