Sem visual por uma boa causa: Doação de Sangue

Ontem entrei no site da Fundação Pró-sangue e agendei a minha doação para hoje  logo cedo. Os motivos? Vários: eu sempre quis doar sangue, mas nunca tive coragem; os bancos de sangue que andam com o estoque abaixo do necessário, primeiro por se tratar de uma época em que as pessoas doam menos, segundo por causa da campanha de Vacinação (após a vacina é preciso esperar 48 horas para doar sangue, caso a pessoa venha a apresentar sintomas da doença ela precisará esperar pelo menos 30 dias); a Gincana da Carol (conto dela daqui a pouco) e o incentivo da minha mãe, que doa sangue a cada quatro meses desde que eu me conheço por gente.

A doação de sangue é algo muito rápido – principalmente se você agendar – e que pode salvar a vida de muitas pessoas. Hoje de manhã corri de casa para doar sangue antes de vir para o trabalho, cheguei lá e fiz uma rápida entrevista, não tive que esperar nada nada, e pronto, logo estava sentada na cadeira fazendo a minha parte. Ah, sim, eu morro de medo de agulhas, mas só dói a picadinha. Juro para vocês.

Além de incentivar você a doar sangue eu aproveito a oportunidade para divulgar algo novo, mas muito muito muito legal: uma rede social de doares.

A Veia Social é uma rede criada a partir do twitter e que congrega doadores e receptores de sangue. No site da comunidade você pode se cadastrar e obter maiores informações dos benefícios do ato de Doar Sangue. Também é possível assistir a vídeos e ler depoimentos de pessoas que ajudaram e foram ajudadas.

Você pode seguir a comunidade no twitter e no site você pode cadastrar um pedido de doação – o que acontece muito quando algum familiar temd e passar por uma cirurgia ou sofre acidente – ou verificar se alguém está precisando de doação.

Mais uma vez: doar sangue é rápido, fácil, não dói nada, não custa nada e salva vidas. Tá esperando o que você que ainda não fez?

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. Como diz a campanha da Fundação Pró-Sangue: Ser feliz a gente aprende. Doe sangue. Seja feliz. Faço isso desde os 18 anos e pretendo fazer por muitos anos ainda.

    Responder

  2. Olá blogueiro,

    Uma doação de sangue pode salvar até 4 vidas. É por isso que a colaboração na divulgação de informações sobre este ato é tão importante para conscientizar a população. Por isso, gostaríamos de lhe fazer um convite: entre para essa corrente sanguínea!
    Você pode ajudar divulgando informações oficiais sobre o tema encontradas neste link do Portal da Saúde: http://www.bit.ly/7i44xL assim como, material de campanha de doação de sangue disponível para download: www.http://bit.ly/cWyF3T
    Também pode divulgar o vídeo da campanha oficial do Ministério da Saúde: http://www.youtube.com/watch?v=lo5Dgcblkwc
    O Ministério da Saúde também está presente nas redes sociais e possui espaços oficiais para a discussão sobre o tema:
    No Orkut: http://www.bit.ly/92VZYJ
    No Facebook: http://www.bit.ly/6FmdKA

    Obrigado,
    Ministério da Saúde
    Mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Responder

Deixe uma resposta