Uma Noite Rosa

Calendário Mulher Consciente 2

*As meninas do calendário (foto roubada do Flickr de Dani Koetz)

Como eu tenho escrito aqui no blog desde o dia 01, a causa do Outubro Rosa, a luta contra o câncer de mama, me é muito querida e faço questão de usar todos os instrumentos disponíveis para conscientizar cada mulher da importância do diagnóstico precoce.

Já no final de setembro eu havia recebido um convite muito especial com o tema da campanha deste ano: Ela tem que saber. O convite era para uma noite rosa em que seria dada a largada para a campanha na cidade de São Paulo e aconteceria no mesmo dia em que alguns monumentos e ruas da cidade seriam iluminados com o tom que representa a mulher e suas lutas.

Mais feliz ainda foi saber que eu era uma das escolhidas para fotografar para um calendário especial, parceria da FEMANA e Roche. As mulheres que “estrelam” este calendário são blogueiras engajadas na causa e vão desde essa aqui que escreve até a apresentadora Eliana (com seu blog e no twitter) e Mirela Janotti, publicitária que se descobriu com câncer de mama e, como ela mesma diz, conseguiu fazer uma doce caipirinha dos limões que a vida lhe entregou.

O depoimento de Mirela, autora do livro Força na Peruca, foi inspirador: no mesmo ano em que viu o fim de seu casamento e perdeu sem emprego, ela se viu diagnosticada. Mais que isso: ela viu um nódulo benigno e monitorado há pouco mais de três anos se tornar um câncer e se fazer acompanhado de mais dois nódulos.

Mirela conta sua experiência no livro, que não é exatamente de auto-ajuda, mas que nos faz refletir sobre a importância do diagnóstico precoce – se ela estava linda e loura no evento foi por causa disso – e de mantermos a fé em Deus e em nós mesmos durante o tratamento. O livro de Mirela é daqueles que lemos em questão de horas, sem largar e nos arranca muitas risadas, apesar do triste tema – eu li no metrô e gargalhava com a descrição de Mirella de exercícios para uma mamografia, um dos primeiros capítulos.

Força Na Peruca

Outro depoimento importante foi dado por Maira Caleffi, presidente da FEMANA. Maira falou do colar da vitória, da lei da mamografia gratuita para mulheres acima dos 40 anos. Maira ainda falou da consulta pública que estava sendo realizada pelo Ministério da Saúde a fim de garantir a cobertura pelos planos de saúde para a quimioterapia oral e outras terapias contra o câncer – hoje os planos só são obrigados a dar cobertura para a quimioterapia intravenosa.

Infelizmente a consulta pública foi encerrada no dia 07 de Outubro, dia seguinte ao evento, e nem ao menos pudemos nós, blogueiras, ajudar a divulgar a causa, de extrema importância.

De qualquer forma, o mês ainda está começando e podemos falar muito ainda sobre o assunto. Se você tem seu blog ou twitter ajude-nos a levar informação sobre possibilidades de tratamento, a importância da mamografia, histórias de sucesso na luta contra o câncer e tudo o mais que puder falar.

Pelo segundo ano a terça-feira foi o dia escolhido para falarmos sobre o câncer de mama ao longo de todo o mês. Se fizer seu texto não esqueça de colocar um link para o post de Samatha Shiraishi sobre a blogagem coletiva e cole o selo abaixo em seu blog ou em seu post.

outubro rosa outubro-rosa2_peq

E, se estiver com um tempinho disponível, aproveite para ler esses ótimos textos sobre o assunto:

Outubro Rosa: Post Rosa

Veja Quem Mais Apóia O Outubro Rosa

NFL Goes Pink

Campanha Outubro Rosa + Mulher Consciente

Lucia Itamara: Outubro Rosa

Fufuquices – Outubro Rosa

Apaixonados Por Séries: Outubro Rosa, mês de luta contra o câncer

Sobre Prevenção E Bons Motivos Divulgar

Christina Applegate Fala Sobre O Câncer de Mama

Bazar Pop: Outubro Rosa Mulher Consciente

10 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre o Câncer de Mama

Cybele Meyer Falando Sobre Câncer de Mama

Dani Koetz: Outubro Rosa e Mulheres do Calendário

Blogueiras Unidas Contra O Câncer

No Ghetto entre na campanha

Lid Faria: Outubro Rosa

Um Lanche Cor de Rosa

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

10 Comentários

Deixe uma resposta