Iara a Sereia dos Rios

iara-sereia-dos-rios

A peça Iara a Sereia das Águas foi inspirada em um poema musicado de George Passos. O cenário é simples, os efeitos idem. O Teatro do SESC Bertioga também é simples e no sábado passado, quando fomos assistir à peça, ele havia sido tomado pela água em suas cadeiras mais baixas após uma grande chuva que fez o lençol freático subir.

O Grupo Dharma conta a lenda de Iara, moça bonita, meio gente, meio “peixa”, que canta e encanta com sua voz, levando os moços da beira do rio para morar no fundos das águas com ela.

Mas a peça não poderia ser mais atual: devido à poluição das matas e rios, Iara não volta mais, nem o Boto Cor De Rosa, o que leva a tristeza para as Marias, três lavadoras que, na companhia de um caipira cantador, contam as duas histórias e depois ensinam às crianças sobre a importância de reciclar, reutilizar e reduzir.

Carol, que em casa já recicla de nascença – tenho “o maior orgulho” em contar que fomos eu e meu marido que implementamos a coleta seletiva de lixo em nosso prédio, de uma maneira simples, apenas com a separação do lixo reciclável do orgânico em dois latões por andar; a separação por tipo de material é feita pelos meninos da portaria e da limpeza, que depois ficam com o dinheiro da venda mensal da sucata, que faz bastante diferença em seu orçamento – e também recicla na escola, subiu ao palco com o resto da criançada para recolher o lixo do “rio” e então ver surgir a Iara. Tudo isso cantando uma musiquinha super animada que ensinava sobre cada uma das cores das latas de lixo.

Após o final da peça, as Marias montaram barraquinha fora do teatro, mostrando produtos feitos a partir de garrafas PET e óleo de cozinha. Carol quis ir até lá cumprimentar as lindas meninas e falar que ela reciclava (achei demais), mostrando que é uma menina muito “istudiada” como as Marias falaram.

Uma maneira ótima de introduzir seu filho no mundo das artes é assim: levando-o para assistir peças em que ele possa participar também e que ensinem sobre magia e encantamento. Essa beleza ele vai carregar consigo para todo o sempre.

E você? Como Você Usa A Arte Para Brincar Com Seu Filhos? Não esqueça do concurso cultural que está sendo realizado por este blog em parceria com o Desabafo de Mãe, Mulheres Na Rede e mais sete blogs de mulheres mães. Aqui no blog você concorre a ingressos do Circo Vox, basta deixar seu comentário sobre como usa a arte e você já está concorrendo. Clique aqui e veja o post original da promoção.

bannerbrincar120

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

1 comentário

Deixe uma resposta