Ficar e lutar, ou então partir. Elas não têm outra saída. No entanto, entre uma opção e outra, existem inúmeras camadas, inúmeras dores e pontos a se pensar antes de tomar a maior decisão de suas vidas. É sobre essa decisão, entre o medo e a coragem, que versa Entre Mulheres, drama que chega esta semana aos cinemas brasileiros.
Ancorado em um tom forte de debate sobre feminismo, religião e luta contra o patriarcado, o filme é baseado no livro de mesmo nome, de Miriam Toews, que por sua vez é baseado em um caso real acontecido na Bolívia em 2009.
Assim, a trama traz a história de uma comunidade menonita (movimento cristão) que vive isolada de tudo e de todos, em um estilo de vida rural bastante modesto. O ponto de ruptura acontece quando as mulheres dessa vila passam a ser violadas todas as noites pelos homens da comunidade – que atribuem os ataques a forças ocultas ou delírios das próprias mulheres.
Quando elas finalmente entendem que estão sendo drogadas e violadas pelos que deveriam respeitá-las, no mínimo, essas mulheres se reunem secretamente e começam a traçar um plano de ação para lutar por suas vidas e pelo futuro das suas filhas.
Doloroso e lindamente executado, não é um filme fácil de digerir. Os gatilhos e sentimentos que as discussões daquelas mulheres em situação de vulnerabilidade trazem à tona são complexos e nos fazem pensar não só na história real que aconteceu, mas em tantos casos similares que acontecem todos os dias.
Conduzido com muita sensibilidade pela diretora Sarah Polley e estrelado de maneira impecável por um elenco com nomes como Rooney Mara, Claire Foy, Jessie Buckley, Judith Ivey, Ben Whishaw e Frances McDormand, Entre Mulheres concorre ao Oscar 2023 nas categorias Filme e Roteiro Adaptado.
Não é um filme fácil, isso é fato. Ainda assim, por toda carga política que carrega e pela maneira brilhante com que conduz as pautas que discute, é mais do que recomendado. É essencial.
Com direção de Sarah Polley e roteiro feito em colaboração entre Miriam Toews e Sarah Polley, Entre Mulheres tem produção de Brad Pitt e Frances McDormand. Distribuido no Brasil pela Universal Pictures, Entre Mulheres tem estreia prevista nos cinemas nacionais em 02 de março.