Cinema: Operação Hunt

Com distribuição Synapse, nesta quinta, 2 de fevereiro, chega aos cinemas nacionais Operação Hunt, longa sul-coreano que é a estreia de Lee Jung-Jae (de Round 6) na direção e roteiro. O ator, vencedor do Emmy de melhor ator em série dramática de 2022, também é um dos protagonistas do filme baseado em fatos reais que colocaram em xeque a inteligência policial do país nos anos 80, período em que se arquitetava a unificação das duas Coreias.

Lee Jung-jae é Park que, juntamente com Kim Jung-do (Jung Woo-sung), investigam a possibilidade real de que um dos integrantes da Agência Central de Inteligência Sul-Coreana seja um espião infiltrado e que existe um plano em andamento para assassinar o presidente do país.

Ao longo do filme vamos acompanhando como as investigações de cada um se chocam, descobrimos que eles carregam ressentimentos pessoais do passado e somos expostos a muita, MUITA, violência. A montagem do filme é frenética e vários conflitos acontecem em paralelo, deixando claro que, pelo menos naquela época, havia pouquíssima preocupação com provas definitivas ou presunção de inocência: qualquer um pode estar mentindo e a tortura é uma forma aceitável de trabalho – que não surpreende absolutamente ninguém.

A condução da ação funciona e é impossível não fica curioso com a intricada trama e passar boa parte do tempo apostando em que seria o traidor, porém, o roteiro carece de uma base mais sólida: ainda que o trabalho dos protagonistas seja excelente, não nos conectamos com suas aflições ou conflitos, já que não sobra tempo para explicações, o que também contribui para que a trama seja confusa em alguns momentos.

Como resultado Operação Hunt é um filme que enche os olhos (o estilo criado por Lee Jung-jae é sedutor e a fotografia bem cuidada), diverte e tem um desfecho inovador, mas será esquecido pouco tempo depois que deixarmos a sala de cinema. O que, sinceramente, não depõem de forma tão radical contra o filme:  duas horas de diversão garantida e Lee Jung-jae mostrando que não somente é um ótimo ator como tem um futuro promissor como diretor.

Completam o elenco Jeon Hye-jin, Heo Sung-tae, Go Youn-jung, Kim Jong-soo e Jung Man-sik, Andreas Fron, Paul Battle e William Todd Henderson. Jo Seung-hee também assina o roteiro ao lado de Lee Jung-jae.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta