Cinema: Má Sorte ou P*rnô Amador

Emi trabalha como professora de história em uma respeitada escola conservadora de Bucareste, capital da Romênia. No entanto, quando um vídeo seu fazendo sexo vaza para todos os alunos, ela corre o risco de ser demitida. A instituição, então, organiza uma grande reunião com os pais dos estudantes, ocasião em que será decidido o destino de Emi.

É assim que se apresenta o enredo de Má Sorte Ou P*rnô Amador, de Radu Jude, título escolhido para ser o filme da coletiva da 45ª Mostra SP. E se a ideia era dar o tom de ousadia que o evento busca trazer em sua aposta pela retomada do cinema presencial, bom, parece que deu certo.

Ganhador do Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim, o filme é um exercício cinematográfico com ares de farsa e muito deboche. Ao dividir em três grandes atos a situação da protagonista, exposta involuntariamente ao ter seu vídeo íntimo vazado da plataforma adulta onde foi publicado pelo marido, Má Sorte Ou P*rnô Amador brinca com o senso de moralidade do público, apostando mais alto a cada cena explícita e no formato incomum da narrativa, que coloca no meio da história um longo “dicionário de piadas” cheio de definições brilhantes e hilárias, que estranhamente se conectam com a trama como um todo.

Mais do que trazer uma situação conflituosa carregada de potencial para problematização, Radu Jude aguça nossa inteligência e não entrega saídas fáceis, passando longe do moralismo. Sem amarras, o filme é um delicioso lembrete do que a arte ainda pode ser: debochada, ousada, improvável. E boa, muito boa.

 

Má Sorte ou Pornô Amador é um dos filmes de abertura da 45ª Mostra SP e por isso tem exibição exclusiva em sessão no cinema Reserva Cultural às 20h no dia 20 de outubro. Os ingressos são abertos ao público e começam a ser vendidos a partir do dia 18 pelo app da Mostra.

Escrito por Tati Lopatiuk

Tati Lopatiuk é redatora e escritora em São Paulo. Gosta de romances em seriados, filmes, livros e na vida. Suas séries favoritas são Girls, The Office e Breaking Bad. Pois é.

Seus livros estão na Amazon e seus textos estão no blog.

Deixe uma resposta