Cinema: O Jardim Secreto de Mariana

O Jardim Secreto de MarianaVida é o que acontece enquanto fazemos planos. A frase, citada mais vezes do que podemos contar e atribuída a diferentes pessoas, não poderia ser mais verdadeira. E ela tem bastante relação com O Jardim Secreto de Mariana, produção da Arpoador Audiovisual e da Morena Filmes que chega aos cinemas nesta quinta-feira com distribuição H2O Filmes.

O projeto do carioca Sergio Rezende estava na gaveta desde 2011, inspirado pelo documentário  O Cinema É Meu Jardim do próprio diretor de 2004, e acabou saindo do papel pouco antes da pandemia tendo sua pós-produção adiada para 2021.

Diz o diretor que essa espera acabou por fazer bem ao longa e, mesmo não conhecendo a versão pré-pandemia, eu tendo a concordar com ele.

Mariana (vivida pela sempre ótima Andréia Horta) é uma bióloga casada com o economista João (Gustavo Vaz). Os dois tentam, no início do longa, a vida utópica: uma chácara onde praticam a pequena agricultura orgânica e esperam pela chegada do primeiro filho.

Mas a vida acontece de forma um tanto cruel: a falta de dinheiro, as pragas na plantação, a dificuldade de engravidar seguida por um aborto espontâneo.

O ressentimento ganha espaço na vida do casal, que acaba tendo de abandonar a chácara, viver na cidade e encontrar empregos que paguem contas, mas não alimentam a alma.

O roteiro usa do vai e volta entre o tempo presente, quando Mariana e João se reencontram, e o passado que viveram juntos para nos contar a história dos dois e o que os levou a se separarem.

A grande questão que nos é apresentada é quanto de amor é preciso para vencer grandes mágoas.

Durante a coletiva de imprensa realizada com elenco e diretor, uma frase de Andréia me marcou: ao ser questionada por uma jornalista sobre a justificativa de Mariana que foi o instinto que guiou suas atitudes, André nos lembrou que muitas de nossas atitudes pensadas são, em verdade, não pensadas. Podemos planejar certas coisas, mas esse planejamento nem sempre significa que pensamos racionalmente sobre isso, algumas vezes significa apenas que desenhamos baseados em sentimentos.

Pensei, ainda, ao ver o filme e ao ouvir Andréia, em Machado de Assis. Mais de 100 anos se passaram e ainda se discute seriamente se afinal Capitu traiu Bentinho enquanto eu continuo achando que Machado esperava que falássemos de outras coisas sobre seu livro – mais isso fica para outro post.

O Jardim Secreto de Mariana é um romance que sai do formato comum, que nos faz refletir sobre o que vemos, que nos lembra que a vida que acontece enquanto fazemos planos pode não ser a sonhada, é imperfeita, mas ainda assim pode ser muito valiosa.

O filme chega aos cinemas nacionais nesta quinta-feira, dia 30 de setembro e tem classificação indicativa 16 anos.

Além de Andréia e Gustavo, o longa conta com a participação de Paulo Gorgulho como Zé Cristiano, pai de Gustavo, e Denise Weinberg como Linda, mãe de Mariana. Filmado em Brumadinho e em Nova Friburgo, merece destaque sua linda fotografia.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta