History Channel traz programação especial nos 20 anos do 11 de Setembro

Ao longo dos últimos 20 anos o History Channel exibiu mais de 70 horas de programas dedicados aos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001, que mudaram o mundo conhecido até ali e cujas consequências ainda são vividas hoje, quando os EUA deixam o Afeganistão e o Talibã volta ao poder no país.

Foram mais de 60 peças de conteúdo digital original, incluindo o documentário 102 minutos que mudaram o mundo, pelo qual o canal recebeu quatro prêmios Emmy em 2009.

Agora, nessa importante data histórica, o History apresenta com exclusividade uma programação que reúne sete horas de filmagens, dividida em cinco especiais que vão ao ar nestes dias 10 e 11 de setembro: 11/9: Teorias da Conspiração (The 9/11 Conspiracies Fact or Fiction)11/9: Os Quatro Voos Fatais  (9/11: Four Flights)11/9: Ataque ao Pentágono (9/11: The Pentagon)World Trade Center: Antes e Depois da Queda (Rise and Fall: The World Trade Center) Caçada a Bin Laden: A Missão Revelada (Revealed: The Hunt of Bin Laden).

 

Além disso, os documentários 102 minutos que mudaram o mundo, 11/9 Código Angel, Os Últimos Minutos do Voo 93, Dias que marcaram a história e ISIS: Terrorismo Extremo estão disponíveis no serviço por demanda do History 2 (no portal do canal e nas operadoras de tv a cabo).

Para relembrar o atentado, que tirou a vida de quase três mil pessoas, registrou mais de 25 mil feridos e antecedeu a Guerra do Afeganistão, o documentário 11/9: Teorias da Conspiração enfoca as questões que se repetem hoje em dia e dão origem a teorias de conspiração mais descabidas (e não). Ao longo de 90 minutos, busca responder, por exemplo, se uma série de detonações controladas poderia ter sido o fator crucial na queda das Torres Gêmeas. Eles foram patrocinados pelo governo Bush? Será que um míssil do governo atingiu a face oeste do Pentágono? O último dos voos – que tinha como destino o Capitólio – e caiu em um campo em Shanksville (Pensilvânia), foi abatido por aviões militares?

Os números 11, 175, 77 e 93 nunca mais foram os mesmos desde setembro de 2001. São os números dos voos das companhias American Airlines e United Airlines que estiveram envolvidas no maior atentado suicida no mundo ocidental. Em 11/9: Os Quatro Voos Fatais, a jornada fatídica de cada uma dessas viagens é registrada por meio da história dura de mães, pais, filhos, viajantes frequentes ou novatos e as tripulações que desempenharam papéis heroicos à mercê dos terroristas a bordo. Cada história dramática tem apoio de evidências documentais surpreendentes: gravações de áudio enviadas pelas vítimas a seus entes queridos, informações da caixa preta, entrevistas com parentes de alguns dos falecidos, bem como a troca de mensagens entre a cabine e os controladores de tráfego aéreo.

Exatamente sessenta anos antes do ataque às Torres Gêmeas (e três meses antes da invasão de Pearl Harbor, em dezembro de 1941), o Departamento de Guerra dos Estados Unidos iniciou a construção do Pentágono, um dos alvos dos terroristas de 11 de setembro, impactado pelo voo 77 American Airlines. Esse ataque é detalhado em 11/9: Ataque ao Pentágono, documentário de uma hora que retrata, por meio da história do Coronel Paul “Ted” Anderson e Marilyn Wills – testemunhas do fato -, o colapso que deixou um saldo de 189 mortos. “Meu primeiro pensamento foi que era uma bomba. Um segurança me alertou para ter cuidado ao abrir as portas de saída, temendo que a bomba fosse uma forma de assustar as pessoas para fora do prédio para que os terroristas pudessem nos matar”, lembra Anderson.

Nesta saga de documentários, o History oferece também uma visão e um contexto arquitetônico do evento: a construção das Torres Gêmeas e o que isso significou para a malha urbana da Big Apple. World Trade Center: Antes e Depois da Queda, responde a várias perguntas importantes em sua duração de duas horas. Por que os prédios caíram tão rápido? A falta de proteção contra incêndio foi um fator, uma vez que apenas alguns andares estavam totalmente protegidos? A antena da Torre Norte caindo dentro do prédio antes do resto do colapso, significa que o design inovador do núcleo central foi um ponto fraco? Por oito anos, a construção das torres redefiniu o horizonte de Nova York, como um dos marcos de Manhattan. Mas essas maravilhas modernas abrigaram uma história marcada pela tragédia, desde suicídios e roubos, até atentados, como o que ocorreu também em 1993. O especial analisa a engenharia da massa dupla de pouco mais de 400 metros de altura e, com o uso de elementos históricos e gráficos, especialistas em construção e design são entrevistados para revelar as maravilhas e vulnerabilidades desses edifícios insuperáveis.

A sequência da série de documentários termina com Caçada a Bin Laden: A Missão Revelada, que narra os detalhes da operação para prender o então líder do grupo terrorista Al-Qaeda. Graças ao acesso sem precedentes aos arquivos do “9/11 Memorial & Museum”, para a inteligência e militares dos EUA, a operação que encontrou Osama Bin Laden pôde ser reconstruída passo a passo. O documentário de uma hora e meia de duração inclui depoimentos exclusivos, como os dos ex-presidentes George Bush (“Ninguém sabia o que estava acontecendo. Ninguém poderia imaginar quatro aviões atacando cidades americanas“), Barack Obama, a ex-secretária de Estado Condoleezza Rice e, pela primeira vez, a palavra de agentes disfarçados, analistas de inteligência e membros das forças SEAL.

Os Estados Unidos não esquecem que somos resistentes, e caso nos prejudiquem, a justiça será feita”, afirma Obama no documentário e, assim, se travou a operação de vingança que cruzou o Atlântico para chegar a um misterioso complexo em Abbottabad, Paquistão, sem a certeza de que Bin Laden estaria lá. O diretor da CIA, Leon Panetta, o comandante da missão (almirante William McRaven) e Hillary Clinton, secretária de Estado, contribuíram com suas vozes para este documentário cheio de tensão com um arquivo de imagens inestimável.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta