Chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 02 de setembro, o longa O Matemático, produção europeia que conta a história do matemático judeu polonês Stan Ulam (Philippe Tlokinski), que vivia nos Estados Unidos no momento em que a Segunda Guerra Mundial explode.
Pouco conhecida da população em geral, a história do matemático que, após perder sua bolsa de estudos na Universidade de Harvard, acaba envolvido no projeto Manhattan e na criação da bomba atômica – algo que ia totalmente contra suas crenças como ser humano.
O roteiro aproveita dos conflitos vividos por Stan – como imigrante visto como menos, apesar de sua inteligência extraordinária; como homem sentindo-se impotente ao não poder ajudar sua família do outro lado do oceano, que acaba em um dos muitos campos de concentração para judeus; como pessoa que acredita que uma arma capaz de matar milhares de pessoas ao mesmo tempo não deve ser feita, mas tem medo do que acontecerá com o mundo caso os nazistas vençam a guerra.
Mas, confesso, eu gostaria que ele tivesse realmente explorado melhor este último conflito, que seria o coração da trama. O que eu esperava aparece em momentos como quando Stan se frustra em suas tentativas de trazer sua irmã da Europa ou quando ele discute com outro cientista sobre o real objetivo do que eles estavam criando.
Este ponto é especialmente importante quando chegamos ao ponto em que a Alemanha se rende, o que acabaria por diminuir o grupo de cientistas envolvidos no projeto, em sua maioria europeus.
É natural que, com isso, exista a tendência de que os cientistas abandonem algo tão controverso, mas vários continuam até o ataque as ilhas japonesas, quando a morte de famílias inteiras apenas confirma o temor da maioria.
Ainda assim, o Stan Ulam de Tlokinski nos conquista e é com seu destino que nos preocupamos a medida que a trama do filme avança.
Também merecem destaques fotografia, edição e trilha sonora do filme, que o diferenciam das produções americanas que talvez venham à sua cabeça por conta do tema e dos conflitos vividos pelo personagem principal.
Nesta quinta-feira, dia 02 de setembro, a A2 Filmes estreia exclusivamente nos cinemas o drama O MATEMÁTICO (Adventures of a Mathematician), do cineasta e roteirista Thor Klein (“Lost Place”) e estrelado por Philippe Tlokinski (“Kurier”), Esther Garrel (“Me Chame pelo Seu Nome”), Sam Keeley (“Pegando Fogo” e “Aqui é o Meu Lugar”), Joel Basman (“Caçadores de Obras-Primas” e “Hanna”), Ryan Gage (“O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos”), Sabin Tambrea (“Operação Berlim”) e Mateusz Wieclawek (“Mundo em Chamas”).
Baseado em uma história real, o filme chegará aos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Florianópolis, Vitória, Recife, Brasília, Curitiba, Salvador, Araraquara, São Carlos, Votuporanga e Porto Alegre.