Cinema: O Caso Collini

Com um roteiro que vai além de simplesmente nos conduzir a um veredicto de culpado ou inocente, chega aos cinemas nesta quinta-feira, 19 de novembro, o drama alemão O Caso Collini (The Collini Case), do cineasta Marco Kreuzpaintner e baseado no famoso best-seller de Ferdinand von Schirach.

Esta história se inicia quando um jovem advogado chamado Caspar Leinen (Elyas M’Barek) se envolve no julgamento de um caso aparentemente claro: ser o defensor público do o italiano Fabrizio Collini (Franco Nero) que teria assassinado um respeitado cidadão alemão.

No momento em que aceita este caso, Leinen não imagina que a vítima tenha sido Hans Meyer (Manfred Zapatka ), a quem Leinen atribui ter chegado aonde chegou após ter sido acolhido em sua casa e crescido junto de seus netos.

Além de sua ligação pessoal, Leinen precisa lidar com o silêncio absoluto de seu cliente, que se recusa a explicar o motivo do ato impensado para um homem que há mais de 30 anos é um honesto trabalhador na Alemanha, e enfrenta no tribunal Richard Mattinger, advogado com um lendário histórico de vitórias.

O roteiro consegue de forma ímpar tornar o que seria um simples drama legal em algo bem maior, com direito a viradas na história e uma crítica a manipulação do sistema legal alemão.

E o faz conduzindo três linhas temporais em paralelo (no melhor estilo Nolan): a infância e adolescência de Leinen; a infância de Collini e os fatos ocorridos na noite do assassinato.

Ainda que sua principal revelação final pareça óbvia a alguns (principalmente para quem não escapou de ler alguma crítica sobre o filme que foca nesta ou encontrou por aí o segundo cartaz do filme, que eu omiti de propósito), é impossível ficar indiferente ao desfecho quando ele finalmente nos é entregue.

Além do roteiro, merece elogios a atuação de Elyas M’Barek e Franco Nero: ambos transparecem em seu olhar os conflitos internos que enfrentam ao longo de toda a trama.

Vale destacar, ainda a fotografia do filme, usada para diferenciar as três linhas temporais e ressaltar os sentimentos experimentados pelo jovem advogado.

Um dos melhores dramas jurídicos a que assisti nos últimos anos, O Caso Collini chega aos cinemas neste dia 19 de novembro com distribuição A2.

Título Original: The Collini Case
Direção: Marco Kreuzpaintner
Roteiro: Christian Zübert, Robert Gold, Jens-Frederik Otto
Baseado no romance de Ferdinand von Schirach
Elenco: Elyas M’Barek, Alexandra Maria Lara, Heiner Lauterbach
Distribuição: A2 Filmes

P.S. Não faz mal algum o fato de Elyas M’Barek é um colírio para os olhos. Ficarei de olho no ator, com certeza.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta