Guia Politicamente Incorreto estreia sua segunda temporada neste final de semana

Com o desafio de se provar nem de esquerda, nem de direita, chega a tela do History Channel neste domingo, dia 08 de novembro, a segunda temporada de Guia Politicamente Incorreto, desta vez com a apresentação do jornalista e historiador Eduardo Bueno, mais de três anos após a primeira temporada ter sido exibida.

Com consultoria do cientista político Christian Lynch, a nova leva de episódios abordará a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, quem realmente foi Antônio Conselheiro, o real papel da Princesa Isabel na Abolição da escravatura, o mito de Tiradentes e a sua importância na Inconfidência Mineira, a crença nacional de que o Brasil seria uma nação melhor caso tivesse sido colonizado por outros países, a relação entre os jesuítas, os índios e os Bandeirantes e o que levou o brasileiro ser conhecido como um povo cordial.

“Eu sempre acreditei que a história podia ser entretenimento, ver história, divertir-se com ela e aprender”, afirma Bueno. “Eu apresento a série com uma certa anarquia, pois é o meu estilo, e promovemos visões antagônicas sobre temas instigantes sobre a história do Brasil. Isso dá uma leveza de ideias sobre episódios-chave de nossa história, mas sem deixar de provocar, pois a controvérsia é importante, faz pensar”, conclui.

Em um bate papo com jornalista, Eduardo, produtores do programa e do History Channel falaram um pouco desse desafio de falar sobre história quando todas as opiniões estão tão polarizadas – que o diga o responsável pelas redes sociais do canal, que todo dia recebe montes de mensagens nada simpáticas dos dois lados.

Raul Costa Jr., diretor-geral da A+E Networks Brasil, abordou a forma como a primeira temporada da série foi recebida: “Na época, nós frisamos que o nosso papel era apresentar os fatos, as informações, nunca assumindo uma posição de um lado ou de outro, mas algumas pessoas acharam que fomos tendenciosos para um dos lados.”

Impressão especialmente decorrente da escolha de partir do ponto de vista do controverso livro do qual o programa acabou herdando seu nome, visto como um livro de direita. Nesta nova temporada o conteúdo não é baseado em uma obra fixa, mas nas opiniões de diversos autores, muitas vezes de ideologias opostas, sobre episódios marcantes da história brasileira.

Tendo a maior parte de seu material gravado antes das imposições da quarentena, poucas adaptações tiveram de ser realizadas para finalizar tudo quando já não era mais possível usar vários atores em uma mesma cena ou entrevista mais convidados.

A temporada conta com oito episódios, sempre exibidos na faixa das 19h00 dos domingos.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

1 comentário


  1. tomara que seja melhor que a 1a temporada porque aquele Narloch homofibico não dá. Ele está nessa 2a ?

    Responder

Deixe uma resposta