Cinema: Entre Mortes

Poesia visual pura, Entre Mortes é mais um título da 44ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo que merece a sua atenção.

Nessa produção de nacionalidade dividida entre Azerbaijão, México e EUA, temos um raro exercício do cinema como arte pura e simples, onde a trama é um mero fio condutor para um conjunto harmônico de imagens que vão, aos poucos, montando uma narrativa cheia de significados.

Em Entre Mortes, conhecemos Davud, um jovem inquieto em busca de sua “verdadeira” família, aqueles que ele tem certeza de que trarão significado e amor para sua vida. Essa busca toma uma guinada inesperada quando, em um dia qualquer, seu cotidiano é tomado por uma série de eventos improváveis que vão desencadeando múltiplas mortes ao seu redor.

Tais mortes provocam em Davud uma torrente de memórias e, com elas, o início de uma jornada de descoberta. Nessa jornada ele segue, até encontrar o caminho que o levará para o amor de sua vida, que ele tanto deseja. Ao finalmente encontrá-lo, porém, talvez seja tarde demais.

Delicado em sua mensagem pungente, o longa de pouco mais de 90 minutos convida à reflexão e nos mostra, entre mortes, entre momentos lindos cheios de vida, que a jornada é mesmo mais importante que o destino final.

Exibido no Festival de Veneza, Entre Mortes tem direção e roteiro de Hilal Baydarov, fotografia de Elshan Abbasov e montagem de Hilal Baydarov. No elenco, temos Orkhan Iskandarli, Rana Asgarova, Huseyn Nasirov, Samir Abbasov, Kamran Huseynov, Maryam Naghiyeva e Kubra Shukurova.

A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo terá edição majoritariamente digital esse ano. O evento inicia-se no dia 22 de outubro e você pode assistir títulos como esse e muitos outros pelo site da Mostra (www.mostra.org), que irá direcionar para as plataformas parceiras. Além das exibições online, também ocorrerão sessões no Belas Artes Drive-in e no Cinesesc Drive-in (na unidade Sesc Parque Dom Pedro II).

Trailer com legendas em inglês (os títulos terão legendas em português na plataforma).

Escrito por Tati Lopatiuk

Tati Lopatiuk é redatora e escritora em São Paulo. Gosta de romances em seriados, filmes, livros e na vida. Suas séries favoritas são Girls, The Office e Breaking Bad. Pois é.

Seus livros estão na Amazon e seus textos estão no blog.

Deixe uma resposta