CINEMA: MAMÃE, MAMÃE, MAMÃE

Um véu de melancolia recai sobre a rotina de Cleo, uma menina de 12 anos que se vê sozinha em casa enquanto a mãe corre socorrer a outra filha, sua irmã, que se afogou na piscina. Assim que a tia e mais três primas chegam para lhe fazer companhia, o silêncio culposo de Cleo se expande em uma sequência de segredos e rituais simbólicos trocados entre as meninas.

Título da 44ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Mamãe, Mamãe, Mamãe é uma delicada pintura sobre o universo do amadurecimento de meninas se tornando adolescentes. Mesmo com a casa cheia, Cleo ainda se sente sozinha, isolada em medos que ela não pode dividir, ainda que as primas também mostrem ter os seus próprios.

A produção argentina de pouco mais de uma hora de duração tem ares de sonho, cores pastel que reforçam essa sensação e faz dos silêncios a sua forma de trazer a mensagem de transição que vemos em cada uma das meninas da casa.

Entre descobertas e segredos compartilhados, a obra traz um retrato singelo do que é ser menina, a solidão pungente de cada ato enquanto se espera acontecer algo maior, algo que vá explicar tudo.

Uma espera incerta e solitária.

Inserido na seção de Competição Novos Diretores da Mostra, Mamãe, Mamãe, Mamãe  recebeu Menção Especial do Júri da seção Generation Kplus no Festival de Berlim. O filme também foi exibido no Festival de San Sebastián.

Com direção e roteiro de Sol Berruezo Pichon-Rivière, o elenco conta com Agustina Milstein, Chloé Cherchyk, Camila Zolezzi, Matilde Creimer Chiabrando e Siumara Castillo.

A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo terá edição majoritariamente digital esse ano. O evento inicia-se no dia 22 de outubro e você pode assistir títulos como esse e muitos outros pelo site da Mostra (www.mostra.org), que irá direcionar para as plataformas parceiras. Além das exibições online, também ocorrerão sessões no Belas Artes Drive-in e no Cinesesc Drive-in (na unidade Sesc Parque Dom Pedro II).

Trailer com legendas em inglês (os títulos terão legendas em português na plataforma)

 

Escrito por Tati Lopatiuk

Tati Lopatiuk é redatora e escritora em São Paulo. Gosta de romances em seriados, filmes, livros e na vida. Suas séries favoritas são Girls, The Office e Breaking Bad. Pois é.

Seus livros estão na Amazon e seus textos estão no blog.

Deixe uma resposta