Um véu de melancolia recai sobre a rotina de Cleo, uma menina de 12 anos que se vê sozinha em casa enquanto a mãe corre socorrer a outra filha, sua irmã, que se afogou na piscina. Assim que a tia e mais três primas chegam para lhe fazer companhia, o silêncio culposo de Cleo se expande em uma sequência de segredos e rituais simbólicos trocados entre as meninas.
Título da 44ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Mamãe, Mamãe, Mamãe é uma delicada pintura sobre o universo do amadurecimento de meninas se tornando adolescentes. Mesmo com a casa cheia, Cleo ainda se sente sozinha, isolada em medos que ela não pode dividir, ainda que as primas também mostrem ter os seus próprios.
A produção argentina de pouco mais de uma hora de duração tem ares de sonho, cores pastel que reforçam essa sensação e faz dos silêncios a sua forma de trazer a mensagem de transição que vemos em cada uma das meninas da casa.
Entre descobertas e segredos compartilhados, a obra traz um retrato singelo do que é ser menina, a solidão pungente de cada ato enquanto se espera acontecer algo maior, algo que vá explicar tudo.
Uma espera incerta e solitária.
Inserido na seção de Competição Novos Diretores da Mostra, Mamãe, Mamãe, Mamãe recebeu Menção Especial do Júri da seção Generation Kplus no Festival de Berlim. O filme também foi exibido no Festival de San Sebastián.
Com direção e roteiro de Sol Berruezo Pichon-Rivière, o elenco conta com Agustina Milstein, Chloé Cherchyk, Camila Zolezzi, Matilde Creimer Chiabrando e Siumara Castillo.
A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo terá edição majoritariamente digital esse ano. O evento inicia-se no dia 22 de outubro e você pode assistir títulos como esse e muitos outros pelo site da Mostra (www.mostra.org), que irá direcionar para as plataformas parceiras. Além das exibições online, também ocorrerão sessões no Belas Artes Drive-in e no Cinesesc Drive-in (na unidade Sesc Parque Dom Pedro II).
Trailer com legendas em inglês (os títulos terão legendas em português na plataforma)