Filmes: Espírito de Família (L’Esprit de Famille)

Nesta quinta-feira, dia 17 de Setembro, chegou às plataformas digitais a comédia dramática francesa Espírito de Família (L’Esprit de Famille), do diretor e roteirista Éric Besnard (O Sentido do Amor e Cash: O Grande Golpe).

Alexandre (Guillaume de Tonquédec) é um escritor de relativo sucesso, mas que não está em uma fase muito feliz em seu casamento e tem dificuldade em terminar seu novo livro.

Em meio a isso, acaba tendo de lidar com a morte repentina de seu pai, com quem tinha vários assuntos pendentes. Tão pendentes que o espírito do falecido passa a lhe fazer companhia constante – algo difícil de explicar aos restante da família, já que Alexandre é o único a vê-lo.

O clima de “despedida” e “conclusão” permeia o roteiro, cuja ideia surgiu para Besnard após o falecimento de seu próprio pai.

Alexandre revisita, nas conversas com seu pai, as frustrações que carrega por uma infância solitária, mas não apenas isso, a partida de Jacques (François Berléand) o leva a avaliar as decisões que ele mesmo vem tomado em sua vida pessoal.

A presença “física” de Jacques dá o tom de humor, mas a grande jogada do roteiro é bem mais melancólica: entender o que a ausência do patriarca significa para cada um dos familiares.

Além de Alexandre temos Marguerite (a sempre ótima Josiane Balasko), a esposa que por 30 anos saiu para caminhar com seu marido pela praia – e que não vê problemas em fazê-lo agora com as cinzas; Vincent (Jeremy Lopez), o filho caçula que não teve coragem de investir nos próprios sonhos por medo da comparação com o pai famoso; Rozanne e Sandrine, as duas noras; e Max, o neto pré-adolescente que muitas vezes é o mais adulto de todos.

A bem da verdade eu acho que Espírito de Família não é um filme sobre ausência, mas sobre a presença que permanece em nossas vidas quando as pessoas importantes partem. A morte aqui funciona mais como o gatilho para uma revisão e um reencontro – seja de cada um com seus próprios sonhos, seja de pessoas que tinham se afastado e se reaproximam.

Ainda que seja um tanto superficial – afinal não é tarefa fácil acertar contas de 40 anos em uma hora e meia, eu tive que fazer 15 anos de terapia e, neste caso, acertei apenas comigo mesmo e como eu me sentia em relação a tudo aquilo.

Claro que, aqui, a figura de Jacques, um tanto rabugento e cheio de piadas sem graça e comportamento exagerado, tem a função de terapeuta mesmo e Alexandre está acertando contas com ele próprio também.

Ah, a paisagem e fotografia do filme, filmado na baía de Quiberon, sul da Bretanha, por si só valeriam a visita, ainda mais todos presos dentro de casa.

O filme nos deixa com aquele sentimento de coração quentinho ao terminar, sendo ótima pedida para uma fugida da realidade.

ESPÍRITO DE FAMÍLIA
França | 2020 | 90 min. | Comédia Dramática

Título Original: L’Esprit de Famille
Direção: Éric Besnard
Roteiro: Éric Besnard
Elenco: Guillaume de Tonquédec, François Berléand, Josiane Balasko
Distribuição: A2 Filmes

P.S. O filme está disponível para aluguel e compra nas seguintes plataformas digitais: NOW, Looke, Microsoft, Vivo Play, Google Play, iTunes e Sky Play.

P.S. do P.S. Os filmes franceses tem usado bastante de músicas cantadas em inglês em suas trilhas sonoras, quem sabe tentando ampliar o público que atingem. Aqui temos Father and Son, música maravilhosa de Cat Stevens, tocada em diversos momentos do filme e funcionando perfeitamente como fundo para essa conexão entre duas pessoas que ao mesmo tempo são tão importantes um para o outro e são tão diferentes (duplamente: Alexandre e seu pai, e Alexandre e seu filho).

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta