Cinema: Midway – Batalha Em Alto Mar

Os EUA se mantinham neutros na Segunda Guerra Mundial quando, de forma totalmente inesperada, viram sua base no Havaí ser atacada pela força aérea japonesa. Despreparados, em termos de equipamento, se sentiram empurrados para um conflito que não desejavam. No melhor exemplo de “segurança americana”, acreditavam que seus homens eram bons o bastante para serem o que mais importava na hora da briga.

Midway – Batalha Em Alto Mar, longa que chega nesta quinta-feira, dia 21 de novembro, aos cinemas brasileiros, conta como teriam chegado à conclusão que o próximo passo dos japoneses seria atacar a base localizada no conjunto de ilhas de mesmo nome que o longa e como conseguiram, com um contingente muito menor, destruir a força inimiga.

A direção do longa ficou a cargo de Roland  Emmerich, mais conhecido por Independence Day e 2012, que, parece, tenta se movimentar para o cinema mais sério. Tal fato fica bastante claro pela montagem das cenas, que intercalam cenas de batalha aérea de tirar o fôlego e momentos mais reflexivos, que ressaltam a retidão dos oficiais americanos.

Para os fãs de filmes de guerra o longa é uma pedida e tanto (daqueles em que torcemos mesmo já sabendo o final da história), porém acaba no meio do caminho: não é Pearl Harbor (que só vale pelas cenas de guerra, se isso), mas não terá indicações que não sejam técnicas porque passa longe de Soldado Ryan ou Platoon.

O roteiro, de Wes Tooke, não é o que se destaca e acho que a maioria não reclamará disso, mas consegue entregar momentos ímpares como a cena em que vemos o diretor John Ford (Geoffrey Blake), que realmente estava em Midway, gravando com câmera na mão enquanto a base era bombardeada, a cena em que Dick Best (Ed Skrein) homenageia seu melhor amigo ou quando Nimitz (Harrelson) e Layton (Wilson) tomam decisões que significam vitória ou derrota.

O longa também conta com um elenco afinado em papéis chave: Dennys Quaid, Woody Harrelson, Luke Evans, Patrick Wilson, Aaron Eckhart, Nick Jones e Mandy Moore não decepcionam, ainda que nenhuma cena exija interpretações apaixonadas.

Imperdível para os fãs de grandes batalhas e de filmes sobre a Segunda Guerra, Midway – Batalha em Alto Mar ainda é garantia de diversão para aqueles que apenas amam cinema – e consequentemente se maravilham com grandes cenas na tela grande.

Com direção de Roland Emmerich (de Independence Day e O Dia Depois de Amanhã), Midway – Batalha em Alto Mar destaca os acontecimentos do emblemático confronto entre as forças americanas e a Marinha Imperial Japonesa, que marcou um ponto de virada fundamental para a Guerra do Pacífico, seis meses depois do ataque a Pearl Harbor. Estrelado por Patrick Wilson, Ed Skrein, Woody Harrelson e Nick Jonas, o longa se baseia em fatos históricos para contar a trajetória de líderes e soldados que usaram instinto e coragem para superar as adversidades e sobreviver durante a guerra no meio do oceano.

Midway – Batalha em Alto Mar conta ainda com Luke Evans, Mandy Moore, Aaron Eckhart e Dennis Quaid no elenco. O longa chega aos cinemas brasileiros em 20 de novembro, com distribuição da Diamond Films.

P.S. Os atores por quem me apaixonei estão ficando de cabelos brancos,  ccomo Woody Harrelson neste filme, agora são os pais/chefes dos mocinhos das histórias, como Dennis Quaid. Vejam vocês, o tempo passa.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta