Aplicativos Úteis nas Eleições 2018

Falta pouco mais de um mês para o primeiro turno das eleições 2018 e nesta semana eu resolvi buscar alguns aplicativos que ajudem na difícil tarefa (para todo mundo neste ano) não somente de escolher um representante, mas de acompanhar o que acontece, ver a ficha dos candidatos (centenas no caso dos deputados) e seus números. Se possível até usar já como cola para o momento do voto.

Encontrei dois que achei bem legais e compartilho agora com vocês:

Eleições 2018

O aplicativo de Luciano Medeiros é bem completo: você pode buscar os candidatos de seu estado a todos os cargos. Para cada um deles o aplicativo busca e traz informações oficiais do TSE, incluindo se o candidato está concorrendo à reeleição (acho que é nossa missão renovar tudo e começar do zero), lista de bens, certidões e proposta de governo (desde que esta tenha sido entregue ao tribunal).

Quando disponíveis você também consegue ver sobre mandatos anteriores, matérias de autoria do candidato os das quais ele seja relator.

Para quem precisar ele ainda fornece seu local de votação e situação do seu título a partir do número. Não lembra do número? Pois você pode até mesmo pesquisar pelo nome completo.

e-Título

Esse é o aplicativo oficial do TSE que você pode usar no lugar de seu título eleitoral no momento do voto. Você preenche com seus dados do título, ele faz a validação de outros do cadastro e então pronto. Nada mais daquela loucura do “onde eu enfiei o meu título”. Ele também permite que você tire sua certidão de quitação eleitoral e até mesmo certidão criminal. Achei muito útil.

Só não coloco o print do meu aqui porque ele já estão preenchido com meus dados e o meu código QR para a hora da votação já foi gerado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

******

Não é aplicativo mas também recomendo: Ela candidata. O projeto desenvolvido por mulheres para mulheres lista todas as candidatas do Brasil, tem a intenção de entrevistá-las e apresentar suas propostas de governo. Em um país em que a maior parte da população é de mulheres, passou da hora de sermos representadas apenas por homens que, na maior parte das vezes, nem conhecem nossas demandas.

Conheça e divulgue o projeto e use e abuse dele para escolher suas candidatas.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta