Cinema: Marvin

Já foi ao cinema sem esperar muito e saiu de lá como que atropelado por um caminhão de emoções? Pois é, vez ou outra surge um filme desses, cuja poesia e a delicadeza é capaz de enternecer até o coração mais endurecido. Assim é Marvin (Marvin ou La Belle Éducation).

O longa francês é a mais nova produção da cineasta e roterista Anne Fontaine (de “Coco Antes de Chanel” e “Agnus Dei”). Estrelado por Finnegan Oldfield e com distribuição A2 Filmes e Mares Filmes, Marvin estreia nos cinemas brasileiros nessa quinta (06 de setembro).

O filme conta a história de Martin Clement, nascido Marvin Bijou. Menino pobre, crescido em uma aldeia de interior, Marvin sempre foi refém de si mesmo e da sociedade ao seu redor.

Vítima de bullying na escola e do descaso em família, ele encontrou no teatro a fuga de que precisava. Com o que aprendeu no tablado, criou coragem, foi embora de casa e se encontrou na cidade grande.

Narrado em primeira pessoa, no filme, Marvin conta sua história de vida desde a infância até o momento em que se encontra. Já maduro, mas ainda aprendendo aqui e ali com a vida, temos o retrato de uma pessoa que sofreu a vida toda por ser diferente. No entanto, descobriu nessa diferença o que o tornava especial e fez disso sua força para continuar vivo.

O longa trata de questões sérias como homofobia e bullying de maneira forte, mas com uma suavidade que enternece. Marvin nos ensina com seu jeito calado e determinado, com cada reviravolta que ele aceita sem nem pestanejar.

É uma história que pode ser vista como corriqueira, mas que traz em si muito para a gente pensar. Algo que é feito com maestria aqui. Marvin ainda conta com a presença luxuosa de Isabelle Huppert no elenco, sendo personagem crucial para o desenrolar da história em seu terço final.

Com poesia, leveza e muita reflexão, o longa é daqueles que a gente assiste e fica com a história no coração por dias.

Destaque na programação do Festival Varilux de Cinema Francês 2018, Marvin tem direção de Anne Fontaine e roteiro de Anne Fontaine e Pierre Trividic. No elenco, Finnegan Oldfield, Grégory Gadebois e Vincent Macaigne. A distribuição é A2 Filmes e Mares Filmes, com estreia prevista para 06 de setembro nos cinemas brasileiros.

Escrito por Tati Lopatiuk

Tati Lopatiuk é redatora e escritora em São Paulo. Gosta de romances em seriados, filmes, livros e na vida. Suas séries favoritas são Girls, The Office e Breaking Bad. Pois é.

Seus livros estão na Amazon e seus textos estão no blog.

Deixe uma resposta