Quem diria que a esta altura, quarta temporada, mais de setenta episódios depois, estaríamos olhando para as cenas do primeiro episódio da série enquanto balançamos a cabeça para cima e para baixo pensando: esses roteiristas são realmente bons!
De bônus conhecemos a jovem senhora Kaplan – e que acerto de escalação da atriz, não é verdade?
Não somente isso: ao vermos a jovem Kate conseguindo o emprego de babá de Masha, sua amizade com Katarina, o carinho que ela cria pelas duas, a forma como ela acaba sendo a guardiã dos segredos da agente russa e de Red, ainda que no início ela não o conheça e, ao longo da história, quando Katarina é obrigada a abandonar a filha, ela não gosta.
Kate viria a sofrer novamente, depois de ter sido obrigada a deixar Masha com o Sam, ao perder a mulher que amava, de quem ela acaba adotando o nome. Anos depois é procurada por Red para ajudá-lo a ficar de olho em Liz a distância, a esta altura ele já o reconhecido super vilão. E é aí que ela faz a promessa de que, se um dia ela precisasse escolher entre salvar Liz e trai-lo ou ficar ao lado dele, ela sempre escolheria a menina que ela amava.
Neste momento entendemos porque ela ajudou Liz a fugir com Tom e a filha e a perdoamos de coração. Fica tudo tão claro e tão fácil de entender que a gente se pergunta por que Red não foi capaz de perdoá-la ao invés de tentar matá-la. Como ele não foi capaz de entender que ambos estavam tentando fazer o melhor por Liz.
E o fechamento do ciclo foi irretocável: sabendo que Liz entra para o FBI, Red resolve se entregar para mantê-la a salvo. Kate não concorda com o plano, mas segue com ele. Vemos a cena que inicia a série, revemos o ator Charles Baker e a entrada de Red no prédio do FBI.
Só que, como as centenas (?) de corpos recuperados por Kate, todos ligados à Red, serve perfeitamente para explicar: se ninguém até hoje chegou muito perto de acabar com ele, alguém que sabe todos os seus segredos tem grande chance de fazê-lo.
Músicas do Episódio
I Will Survive – Gloria Gaynor
Sonata In C Major, K. 545: II. Andante – Ronan O’Hora
I Will Survive – Cake
Damn I Wish I Was Your Lover – Sophie B. Hawkins
Small Town – Blues Saraceno
These Boots Are Made for Walkin’ – Nancy Sinatra
P.S. Eles poderiam ter usado outro ator para fazer o jovem Red ao invés daquele jogo de luz, não é verdade? Teriam que usar a voz de Spader, com certeza, mas poderiam ter procurado alguém tão parecido com ele como acharam com Kate.
Link Permanente
Quem é atriz da Kate jovem?