Que alegria foi ver que o roteiro de Just Passing Through não somente começaria a ligar pontas soltas para o fechamento da série como ainda recuperaria parte da mitologia lá do começo, finalmente nos contando o que realmente aconteceu com o Colorado Kid – confesso que até mesmo tive a sensação de que eles sabiam desde o início como fariam isso.
Dave não é Croaton, mas sim é dominado por esta figura/espírito/monstro por conta de sua ligação com a origem de tudo, com o banimento dos perturbados e mesmo de Mara para nosso mundo. Ao passar pelas luminas ele permite que Croaton tome seu corpo e foi desta forma que ele matou Charlotte e, surpreendentemente, o filho de Lucy e Nathan.
Para que descobríssemos tudo isso foi necessário que Nathan e Vicent voltassem ao passado – da mesma forma que Nathan já havia feito antes e assim conhecido Lucy – com objetivo de descobrir como uma lumina poderia ser criada e assim seguir com o plano de Charlotte para resolver de uma vez por todas a crise da cidade.
A ideia inicial dos dois é não mudar a história, mas apenas descobrir o que precisam, mas Vicent não resiste a tentar mudar o destino do irmão criando um paradoxo – aprendemos sobre esses paradoxos em Doctor Who, heim – porque é na tentativa de mudar o destino que as coisas acabam acontecendo exatamente como conhecemos.
Ou seja: se Nathan e Vicent nunca tivessem voltado ao passado, Colorado Kid não teria morrido, talvez Lucy resolvesse tentar a ideia de Harold e ela mesma matar seu filho, o que hoje sabemos acabaria com os problemas porque mataria todos os problemáticos. Foi preciso que Vicent colocasse Dave na praia e que Nathan contasse ao seu pai a verdade sobre o plano para que eles chegassem a tempo de impedir que ela fizesse qualquer coisa.
Mas o melhor mesmo foi que esta foi a trama que justificou toda essa viagem do Duke fora da cidade: para que Haven seja salva, Duke precisa retornar e levar com ele a Hallie, descendente da Barbara que criou a lumina pela qual Dave passou pela primeira vez em 83.
Como não gostar deste episódio?
P.S. Nathan e seu pai: muito amor isso.