The Newsroom: One Step Too Many (2×06)

Até One Step Too Many nós não simpatizamos com Jerry Dantana. Primeiro por ele ser um elemento estranho ao grupo que amamos, segundo porque sabemos de forma antecipada que ele colocará todos em maus lençóis, já que a história jornalistica que ele caçou que levará todos a um erro fundamental. Porém, até aqui, o maior problema dele era não simpatizarmos com ele. Agora, nós podemos odiá-lo abertamente.

The Newsroom: One Step Too Many 2x06

E odiá-lo abertamente porque ele manipulou uma entrevista para que ela mostrasse o que ele queria – ironicamente o que permitiu isso foi a expulsão de Maggie da sala porque o entrevistado não sabia o bastante para confiar nela. Jerry fez isso porque sua carreira estaria acima da verdade e se tem algo que sabemos sobre a equipe do The News Night é que eles buscam a verdade acima de tudo, principalmente acima de suas carreiras.

Por este motivo é proposital escolherem a relação de Nina e Will para fazer contraponto a isto: Nina não ama Will, ela ama o sucesso que ele poderia ser se ele parasse de falar o que pensa e se tornasse simpático e bonzinho. Ela quer tanto esse sucesso para ele, e por conseguinte para ela que preferiu as fofocas às notícias, que é capaz de colocá-lo fazendo ridículo em um programa matutino de TV.

Neste momento eu a odiava mais do que passei a odiar Jerry, mas então ele adulterou a fita e ficou em primeiro lugar.

Além disso temos que considerar outro aspecto ao saber da verdade: como Charlie pontua ao final do episódio, eles tomaram todos os cuidados necessários antes de divulgar o que sabiam – eles procuraram testemunhas, eles aguardaram confirmações, eles esperaram quando poderiam ter dado a notícia com apenas um testemunho, quem sabe falando da necessidade de uma investigação maior – e ainda assim cometeram um erro.

Neste momento percebemos que mais do que uma confusão cercada de advogados, divulgar uma notícia falsa pesa no coração de cada um deles muitos mais do que pesaria no coração de outros.

P.S. Em seu texto sobre o episódio, eu leio assim que termino de escrever o meu, Paulo Antunes fala sobre a edição da fita por Maggie, a eliminação de uma pequena frase que poderia fazer com que a notícia fosse mal interpretada e que gerou a correção enorme ao final daquela edição do jornal. Imaginem a correção que eles julgam necessária para uma notícia inteiramente falsa.

P.S. do P.S. A contagem da renas e seus nomes, por mais caricata que pareça, também nos diz muito sobre as personalidades de nossos personagens e sua obsessão pelo correto.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

6 Comentários


  1. Obrigado pela referência no texto, Si.

    Boa review. Mas eu particularmente não consigo odiar a Nina. Queria inclusive que ela ficasse mais tempo na vida do Will – mas acho que já saiu né? Porque ela é o contraponto dele. São duas escolas de jornalismo, duas gerações, dois pontos de vista diferentes.

    Responder

    1. Então, eu não olho ali o fato dos dois serem de escolas diferentes de jornalismo, mas pessoas com “naturezas” diferentes, vamos dizer assim, que estão numa relação e uma quer mudar a outra. Considerando o amor que eu tenho pelo Will do jeitinho que ele é (ele representa a republicana que eu seria se vivesse nos EUA, porque eu jamais seria democrata), acaba virando ódio…

      Responder

  2. Eu odeeeeeeeio o Jerry.

    Dito isso, acredito que a motivação dele não foi a própria carreira. Acho que ele tinha certeza de que estava dizendo a verdade, e prestando um serviço ao mundo ao denunciar o que ele acreditava ser um crime de guerra. Ele adulterou a entrevista na crença de que os fins justificam os meios.

    Há quem critique o Sorkin por ter colocado a chave da temporada em um personagem com o qual não nos identificamos porque não faz parte da equipe, mas prefiro que ele tenha feito assim. Seria doloroso descobrir que a culpa era a Mac, por exemplo (passei vários episódios achando que ia sobrar pra ela).

    O lance das renas me irritou no início, porque foi a única coisa que a Sloan falou na reunião – achei quase uma ofensa À personagem. Mas o roteiro se redimiu com a bela conversa entre ela e Will.

    Esqueceram mesmo o OWS, né?

    Responder

    1. Cheguei. Aff, que semanas corridas!

      Então, pior que eu não acho que tenha sido ganância. Sabe aqueles que falam estar fazendo algo pelo “bem maior”? Acho que ele não viu nada de errado no que estava fazendo, que ele realmente acreditava naquela história e que o que ele fazia era apenas garantir que ela fosse contada. A lição que fica: o fim não justifica os meios.

      Agora, ainda bem que ele fez isso de ter trazido o Jerry: meu coração não resistiria se um deles acabasse sendo culpado porque isso significaria tira-lo da série.

      Eu amei a história da Rena!

      Na verdade, lembrando que querendo ou não Will é um republicano e que essa é meio a linha geral do jornal, acho que apenas queriam nos mostrar a fragilidade do movimento. E é uma pena, porque eu acho que tinha muita história a ser explorada.

      Responder

  3. Simone, aguardo ansiosamente sua review sobre o episódio desta semana. Talvez o melhor episódio deste semestre, de todas as séries! 🙂

    Responder

Deixe uma resposta