Aplicativos: Onde Está

Se você, como eu, usa transporte público na cidade de São Paulo e tem um iPhone essa é a dica perfeita: instale já o Onde Está em seu aparelho – ainda mais porque ele é grátis.

O aplicativo foi desenvolvido por um rapaz de pouco mais de vinte anos e mostra em tempo real onde está o ônibus que você precisa tomar em relação a sua localização. Você pode pesquisar por número ou nome da linha e pode adicionar aos favoritos os que mais usa para ter acesso mais rápido.

Confesso que instalei o bichinho um pouco descrente, mas depois de dois meses de uso eu recomendo mesmo: em nenhuma vez que usei ele falhou ao me mostrar se ônibus estava próximo ou não e na única vez em que não levei a sério pude ver o ônibus passando pelo ponto pouco antes que eu conseguisse atravessar a rua.

O aplicativo é alimentado pelo sistema Olho Vivo da própria SPTrans, que identifica e monitora os ônibus da cidade que possuem sistema GPS e também identifica se o carro que está chegando é ou não adaptado para deficientes físicos.

Seu pequeno defeito: ele não permite a busca de linhas que passem próximas ao local, assim você precisa ter pesquisado antes que ônibus vai usar ou fazê-lo usando o Google Maps no Safari – porque, né, depender do novo Maps do iOS é estar perdido.

Por enquanto o aplicativo está disponível apenas na plataforma da Apple, mas o desenvolvedor já trabalha na versão para Android.

P.S. Como eu comentei: depender do novo Maps do iOS é a pior coisa que pode acontecer com alguém. E se usuários de veículos já reclamam o que dizer de nós pobres pedestres? Estamos na lama. Não existe mais a possibilidade de traçar uma rota ponto a ponto a pé o que, pra mim, tornou o aplicativo inútil. Pior: não posso desinstalar, o iOS não deixa.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta