Prendedor de Calça de Câmara de Ar

Em março a Andrea, do Super Zíper, fez um passo a passo super legal transformando uma câmara de pneu de bicicleta velha em um par de prendedores de calças, ideal para pedalar sem que a calça jeans ou social enrosque na corrente.

Eu fiquei encantada com a ideia e, desde então, louca para tentar. Tanto que pedi nas Pedalinas por um câmara velha para começar. De câmara na mão – e com a promessa de fazer outras para as colegas do grupo – ficava pensando se conseguiria fazer a “casa” do botão da forma correta e de que forma eu faria para acertar o tamanho das diversas pernas envolvidas.

Foi então que tive a ideia de substituir o botão por velcro auto-adesivo, desses que a gente usa para fechar necessaries e porta-notebooks. Vamos ao passo a passo?

1. Você vai precisar da câmara velha, bem limpa, de tesoura e do velcro auto-adesivo, que pode ser comprado em lojas de armarinho por metro. Para começar você irá cortar a câmara em toda a sua extensão, de maneira a dividi-la em duas partes.

2. Use a própria perna então para medir o comprimento de cada prendedor. O ideal é você estar usando uma calça semelhante àquela que você prenderá com ele (no detalhe minha meia de ovelhinha). Eu consegui fazer 04 pares com uma câmara, descartando a parte aonde fica o pino e um pedacinho aonde estava muito remendada.

3. Cortei então pedaços do velcro com aproximadamente quatro dedos, a ideia é que ele permita usar o prendedor em diferentes comprimentos, conforme a calça. Escolha o lado mais feio da câmara para deixar para dentro, colando as partes do velcro separadamente. A Andrea fez o acabamento lateral do prendedor dela usando a tesoura de picotar, como não tenho uma eu usei a comum para fazer ondas – tentei a de scrapbooking, mas ela acaba por dobrar a borracha e uma tesoura de picote é uma pequena fortuna.

4. Apesar de nunca ter tido problemas com o velcro auto-adesivo, resolvi dar uns pontinhos no contorno dele para evitar que ele descole – em um par fiz pontos grandes formando retângulos, noutro fiz pontos escondidos nas pontas, em outro fiz uma cruz em cada ponta do velcro, fazendo graça – e também coloquei botões para enfeitar e indicar o lado correto a ser usado para fora.

Prontinho! Meu par de prendedores foi para a cestinha da bicicleta, os demais foram separados para serem entregues. Testei com meu moletom, minha calça jeans e com uma calça social fininha e eles prenderam super bem.

Agora vou atrás de uma fita reflexiva bem maleável – talvez um pedaço de colete sirva – para cortar uma tira e costurá-la ao prendedor, o que ajuda bastante na visibilidade durante a noite.

*Fotos em tamanho maior no meu Flickr.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta